IPVA 2012 tem queda de 3,75% em SP

Consulte a tabela dos valores venais dos veículos e faça o cáculo do IPVA

estadão.com.br,

18 Novembro 2011 | 15h10

SÃO PAULO - Os proprietários de veículos contarão, a partir de 2012, com uma queda que chegará a 3,75% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo publicará neste sábado, no Diário Oficial, a tabela de valores venais de veículos, utilizada para o cálculo deste imposto. A pesquisa dos valores foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em setembro.

De acordo com os dados divulgados, a maior queda registrada foi nos preços de venda para motos e similares, que apresentaram recuo de 5,56%. Em seguida, vêm a diminuição dos valores de automóveis usados, com queda de 3,34%. Utilitários registram 3% de redução.

As alíquotas do imposto permanecerão inalteradas. Por isso, o cálculo do imposto permanecerá o mesmo. Proprietários de veículos movidos a gasolina e bicombustíveis devem abater 4% sobre o valor venal. Veículos a álcool, eletricidade ou gás, a alíquota é de 3%. Picapes e cabines duplas pagam 4%. Ônibus, micro-ônibus e motocicletas recolhem 2%. E os caminhões pagam 1,5%.

A Secretaria da Fazenda irá disparar cerca de 15 milhões de informativos a partir da segunda quinzena de dezembro avisando sobre os vencimentos aos proprietários registrados no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os contribuintes que não receberem os comunicados, deverão acessar o site da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) para obter informações sobre o IPVA 2012.

A Fazenda vai conceder desconto de 3% a quem fizer o pagamento do IPVA à vista. O IPVA também pode ser parcelado, sem desconto, observando as datas de vencimento em janeiro, fevereiro e março.

Aos proprietários que se esquecerem de pagar será aplicada multa de 0,33% por dia de atraso e a juros de mora com base na taxa Selic.

Confira a tabela dos preços venais dos veículos para o cálculo do IPVA 2012:

http://www.estadao.com.br/especiais/2011/11/valores_ipva2012.pdf

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.