Inspeção: Kassab quer mudar taxa em outubro

O prefeito Gilberto Kassab (sem partido) disse ontem que a mudança na taxa da inspeção veicular deve acontecer em outubro. Segundo ele, vai haver redução do valor. "Existe essa expectativa." Como o Estado revelou ontem, estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para reequilíbrio no contrato com a Controlar, empresa responsável pela inspeção, apontou o valor de R$ 49,30 como "justo" - o atual é de R$ 61,98.

, O Estado de S.Paulo

01 de setembro de 2011 | 00h00

Kassab confirmou que a Controlar tem até o fim desta semana para contestar os números do estudo. Após o prazo, o novo valor será definido com base em taxa determinada pela Fipe. "Se a Fipe atender à Prefeitura nesse reequilíbrio, baixando o preço, muito bom!", disse. "Bom para a concessionária, porque vai mostrar que, apesar de abaixar o preço, ela continua com seus lucros. E bom para o consumidor."

O estudo foi feito a pedido da Prefeitura e apontou que mudanças no contrato baratearam custos - comparado com o previsto em 1996, quando assinado. O Ministério Público, que investiga irregularidades no contrato, entende que reajustar a taxa não sanaria supostos vícios, como a falta de garantias para contratação de empresa. A Controlar contesta e afirma que não houve barateamento. "A concessionária foi significativamente onerada pelo aumento de custos e impostos." / FELIPE FRAZÃO, MARCELO GODOY e RODRIGO BURGARELLI

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.