Google Street View/ Reprodução
Google Street View/ Reprodução

Incêndio atinge o Viaduto Grande São Paulo, na zona leste; não há interdição

Na 5ª feira, ocorrência semelhante bloqueou o Viaduto Alcântara Machado, que foi parcialmente liberado para carros na 6ª feira; além disso, a Ponte do Jaguaré será fechada para nova etapa de obras neste sábado

Renato Vasconcelos e Renata Okumura, O Estado de S.Paulo

14 de setembro de 2019 | 04h52
Atualizado 16 de setembro de 2019 | 16h54

SÃO PAULO - Um incêndio sob o Viaduto Grande São Paulo interditou o trânsito na Avenida Luiz Ignácio de Anhaia Melo, na Vila Prudente, na zona leste de São Paulo. O fogo começou no início da madrugada deste sábado, 14, e teria sido causado pela queima de lixo embaixo do viaduto. Todas as vias foram liberadas, posteriormente.

Uma mulher que estava embaixo do viaduto precisou ser socorrida após inalar fumaça. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ela foi levada ao pronto-socorro do Hospital da Vila Alpina.

O incêndio começou por volta da 0h30 deste sábado. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram acionados para conter as chamas.

A Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo (CET São Paulo) informou que, além da interdição parcial da avenida, uma faixa do Viaduto Grande São Paulo foi interditada para a operação de combate às chamas.

O fogo foi controlado por volta da 1h45. De acordo com a CET, uma faixa da avenida, no sentido Ipiranga, e uma faixa do viaduto foram fechadas para que a Defesa Civil realizasse uma vistoria na estrutura. Às 5h, todas as vias foram liberadas.

Segundo caso em dois dias; Viaduto Alcântara Machado é liberado parcialmente para carros

O incêndio sob o Viaduto Grande São Paulo é o segundo caso do tipo em menos de 48 horas. Na noite de quinta-feira, 12, outro incêndio destruiu barracos localizados embaixo do Viaduto Alcântara Machado, na Mooca, zona leste de São Paulo. O fogo provocou o fechamento do viaduto, que teve a estrutura vistoriada na manhã da sexta-feira, 13, pela Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb). 

Após vistoria na sexta-feira, o viaduto começou a ser liberado para carros. Por volta das 11 horas, o trânsito para veículos leves foi liberado no sentido centro. E, pouco tempo depois, no sentido bairro. A CET esteve no local e fez a orientação aos motoristas, por causa das restrições. Após a ocorrência na noite de quinta, o viaduto foi interditado totalmente. A São Paulo Transporte (SPTrans) também divulgou alterações no trajeto dos ônibus que passam pela região.

Por enquanto, ônibus e caminhões estão proibidos de passar por cima do viaduto. Nova vistoria deve ocorrer daqui uma semana.

Ponte do Jaguaré é interditada para nova etapa de obras

A Ponte do Jaguaré, na zona oeste da cidade, ficará interditada parcialmente a partir deste sábado até 25 de outubro, para realização de mais uma etapa das obras de recuperação da estrutura atingida por incêndio no dia 21 de junho

"As obras englobam o macaqueamento para adequação dos aparelhos de apoio e a instalação de mantas de reforço (feitas de carbono) para recuperação das vigas", reforçou em nota a Prefeitura.

Após ser atingida por um incêndio, a Ponte do Jaguaré permaneceu totalmente interditada por quatro dias para o tráfego de veículos. No dia 25 de junho, a pista bairro-centro foi liberada para circulação de veículos leves, no dia 26 duas faixas da pista sentido centro-bairro também foram liberadas para veículos leves.

Em 5 de julho, depois da realização de monitoramentos e cálculos estruturais, foi liberada a circulação de ônibus simples (dois eixos) nos dois sentidos da via. A circulação de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos, permanece proibida na ponte.

"O laudo estrutural emergencial para fazer uma radiografia da estrutura da ponte começou a ser feito em 24 de junho e deve ser concluído em até 180 dias. A empresa EGT Engenharia Ltda é a responsável pela elaboração do documento. As obras de recuperação da ponte, executadas pela G2O Gerenciamento e Obras Ltda, também serão concluídas até dezembro", afirmou a Prefeitura.

Em nota, a Prefeitura também informa que prevê a realização de vistorias em 185 pontes e viadutos da cidade. Deste total, 73 já passaram por vistoria visual, o que resultou na contratação emergencial de 18 laudos estruturais, que já foram entregues. Atualmente, 36 laudos estão com as licitações suspensas, para atender pedido de esclarecimentos feitos pelo TCM. A licitação para contratação de outros 19 laudos está sendo elaborada e os trabalhos de vistorias visuais continuam sendo executados. 

Segundo o prefeito Bruno Covas (PSDB), a meta é chegar até o fim do ano que vem com todos os laudos prontos.

"Alguns estão sendo contratados de forma emergencial e outros precisam passar por todos os prazos que a lei de licitação coloca."

A CET vai monitorar a interdição e orientar o tráfego na Ponte do Jaguaré. O trânsito de veículos pesados, caminhões e ônibus acima de dois eixos, permanece proibido na ponte.

Interdição Total

  • Pista sentido bairro (Jaguaré), das 6h desta sábado até as 22h do dia 25 de outubro;

Interdições Parciais

  • Pista sentido bairro (Jaguaré), faixa 3 e calçada à direita, de 16 a 25/09, das 6h às 20h;
  • Pista sentido bairro (Jaguaré), faixa 1 e calçada à esquerda, de 26/09 a 05/10, das 6h às 20h;
  • Pista sentido centro (Lapa), faixa 1 e calçada à esquerda, de 06 a 15/10, das 6h às 20h;
  • Pista sentido centro (Lapa), faixa 3 e calçada à direita, de 16 a 25/10, das 6h às 20h;

Alternativas

Interdição Total

Os veículos que chegam da Avenida Queiroz Filho, em direção à Avenida Jaguaré, poderão trafegar pelo tabuleiro da ponte, sentido centro, que funcionará da seguinte forma:

  • Pico da manhã: duas faixas no sentido bairro/centro e uma faixa no sentido centro/bairro;
  • Pico da tarde: duas faixas no sentido centro/bairro e uma faixa no sentido bairro/centro;
  • A inversão da operação se dará de acordo com as condições do trânsito no acesso à ponte;

Interdições Parciais

  • O fluxo de trânsito será orientado para as faixas restantes;
  • A circulação de pedestres será realizada pela faixa de trânsito canalizada ao lado da calçada bloqueada.
Tudo o que sabemos sobre:
Vila Prudenteincêndioviaduto

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.