Ilhabela: aberta passarela para Praia do Bonete

Após sofrer embargo da Polícia Ambiental em junho e ser acionada judicialmente pelo Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente por possível prática de crime ambiental, a prefeitura de Ilhabela foi autorizada pelo Instituto Florestal a continuar obras de passarela sobre a Cachoeira da Laje, na trilha para a Praia do Bonete, no sul.

ILHABELA, O Estado de S.Paulo

12 de fevereiro de 2012 | 03h02

Na época, a prefeitura foi acusada de usar maquinário na estrada de terra para levar material à obra. O trecho onde as máquinas circularam estava embargado administrativamente. A passarela seria entregue ontem. A praia foi considerada em 2009 uma das dez mais bonitas do Brasil pelo jornal inglês The Guardian.

Para que a obra fosse liberada, a prefeitura teve de cumprir dez exigências da Fundação Florestal. A passarela, que facilitará o acesso aos cerca de 250 moradores que vivem da pesca, tem a forma de uma ponte pênsil, suspensa por cabos de aço. Trata-se de uma grande estrutura de madeira que se estende por 48 metros, sendo 33 de vão livre, e 1 metro de largura. Além de pedestres, será possível que ciclistas atravessem a passarela, mas é proibida a passagem de motocicletas.

"Trata-se de antiga reivindicação de moradores do Bonete, que em dia de chuva forte ficavam isolados porque não conseguiam sair nem pelo mar nem pela trilha a pé, pois a Cachoeira da Laje enche muito e fica com a correnteza forte, oferecendo perigo aos pedestres", comentou o prefeito Antonio Luiz Colucci (PPS). / REGINALDO PUPO, ESPECIAL PARA O ESTADO

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.