22 de março de 2012 | 16h15
SÃO PAULO - O parque de diversões Hopi Hari, localizado em Vinhedo, no interior de São Paulo, será aberto ao público no próximo domingo, 25, das 11h às 19h. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 22, pela assessoria do complexo.
Segundo nota divulgada nesta tarde, o local voltará a funcionar porque o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público de São Paulo em 1º de março de 2012, foi cumprido. O parque foi fechado para a inspeção de 14 brinquedos.
Promotoria decide hoje se reabre Hopi Hari
A adolescente Gabriela Nichimura, de 14 anos, morreu ao cair da atração La Tour Eiffel, no dia 24 de fevereiro. Segundo a polícia, Gabriella despencou de uma altura entre 20 e 30 metros. Segundo a Polícia Civil, a jovem usou uma cadeira inoperante há dez anos, que deveria estar interditada. A corporação ainda apura as responsabilidades do acidente.
Na nota, a assessoria do Hopi Hari afirmou que avaliações preliminares apontam que sucessivas falhas humanas podem ter sido a causa da tragédia. O parque disse ainda que "cumprirá com suas responsabilidades perante a família, a Justiça e as autoridades técnicas."
Novo TAC. Mesmo com a reabertura do Hopi Hari, o Ministério Público está propondo um novo acordo com a assinatura de um outro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o parque. Neste documento, que ainda está em fase de finalizado, o MP solicita adequações e aperfeiçoamentos na manipulação dos brinquedos. O MP determina uma sistemática no esquema de segurança desde uma simples pintura de faixa de segurança até treinamento de funcionários, redução de ruídos e limpeza de vazamento de resíduos de óleo nos rolamentos, entre outros itens, devem constar no novo TAC.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.