Hoje é dia de entrar de graça em 14 museus

Além de espaços administrados pelo Estado na capital, presente vale para outras cidades

IGOR GIANNASI, O Estado de S.Paulo

18 de maio de 2012 | 03h08

A influência das comunidades estrangeiras na cidade de São Paulo é o tema da programação organizada pela Secretaria de Estado da Cultura para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado hoje. Resolução da secretaria determina que, a partir deste ano, em todo 18 de maio os museus administrados pelo Estado tenham entrada gratuita.

Na capital, há 14 museus estaduais e boa parte deles terá atividades sobre o tema Cosmópolis: Em São Paulo Cabe o Mundo. Trata-se de uma coletânea de reportagens feitas em 1929 pelo jornalista, poeta, advogado e tradutor Guilherme de Almeida para o Estado. Por meio de recursos poéticos, elas mostravam o cotidiano de oito bairros paulistanos influenciados pela presença estrangeira na época. O material foi reunido em livro em duas ocasiões: 1962 e 2004.

A ideia, segundo a coordenadora de museus da Secretaria de Estado da Cultura, Claudinéli Ramos, é fazer uma reflexão sobre o quanto São Paulo foi construída por esse conjunto de culturas e, ao mesmo tempo, o quanto essa diversidade cultural se reelabora para formar uma tradição tipicamente paulistana.

Modernismo. Na Casa Guilherme de Almeida, museu na residência do escritor que foi um dos mentores do movimento modernista, será aberta às 16 horas de amanhã a exposição Cosmópolis. Dez painéis mostrarão textos de Almeida com fotos ou ilustrações dos anos 1920, além de imagens atuais. "Procuramos fazer uma ligação do passado e presente de São Paulo por meio dos textos", diz o diretor do museu, Marcelo Tápia.

A crítica que Almeida escreveu à época sobre o documentário São Paulo - A Symphonia da Metrópole, dos húngaros Adalberto Kemeny e Rudolph Lustig, será discutida após exibição do filme, amanhã, às 17 horas. A trilha sonora será executada ao vivo por Antônio Panda Gianfratti.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.