Prefeitura de Santos
Prefeitura de Santos

Hipermercado é multado em R$ 12,5 milhões por vazamento de óleo em canal de Santos

Empresa informa que irá analisar dentro do prazo legal as medidas cabíveis contra a autuação

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

10 de maio de 2021 | 18h29

SOROCABA – O grupo Carrefour foi multado em R$ 12,5 milhões nesta segunda-feira, 10, devido ao vazamento de óleo diesel do gerador de um de seus hipermercados, em Santos, no litoral de São Paulo. Cerca de dois mil litros de óleo poluíram o Canal 6, que drena para a praia. Uma parte do óleo atingiu o mar. A multa foi aplicada pelo Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Carrefour informou que irá analisar dentro do prazo legal as medidas cabíveis contra a autuação. Disse ainda ter contratado empresas especializadas para conter o vazamento.

O combustível vazou na noite do último dia 4 e só foi percebido pela manhã, quando cerca de dois mil litros de óleo diesel já tinham atingido o canal. Equipes da prefeitura, Ibama, Defesa Civil e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foram mobilizadas e usaram barreiras para conter o óleo. Os técnicos identificaram que o combustível escapou devido ao desgaste de uma mangueira do gerador do hipermercado Carrefour localizado no shopping Praiamar.

Conforme o Ibama, a multa foi aplicada levando em conta o potencial do dano ambiental causado pelo despejo, já que parte do óleo passou pela faixa de areia da praia e atingiu o oceano. A Secretaria de Meio Ambiente de Santos informou que ainda não definiu o valor da multa que o município aplicará ao grupo varejista em razão do dano ao ambiente. O Carrefour informou que permanece à disposição das autoridades. “No que diz respeito ao vazamento, acionamos empresas especializadas que trabalharam na contenção do óleo”, disse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.