WERTHER SANTANA/ESTADÃO
WERTHER SANTANA/ESTADÃO

Haddad diz que meta de velocidade dos ônibus continua 25km/h

Prefeito disse que novos números indicam velocidade de 23km/h nas faixas exclusivas para coletivos

Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo

03 Agosto 2016 | 16h22

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), questionou os dados relativos ao aumento da velocidade de ônibus em faixas exclusivas na capital paulista, publicados pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) no Diário Oficial da Cidade. Haddad argumenta que há dados mais recentes da SPTrans, de 2016, que revelam velocidade de 23km/h nas vias. Os números novos ainda não foram enviados ao TCM, mas segundo a gestão mostrariam avanço mais perto da meta (25km/h) dos corredores.

"A informação que recebi da SPTrans é que a velocidade nos corredores já está em 23km/h. Tem pouco espaço para melhorar. 25km/h é considerada uma velocidade ótima. Mas na história de São Paulo, não tem precedente a melhoria que houve", afirmou Haddad. Mesmo próximo da meta, o prefeito disse que o objetivo da gestão ainda está mantido: alcançar os 25km/h.

Conforme o Estado publicou nesta quarta-feira, 3, a velocidade dos ônibus em corredores da capital subiu 5% em 2015, na comparação com o ano anterior. Os coletivos rodaram a 19,3 km/h, na média dos dias úteis. Em 2014, esse índice foi de 18,4 km/h. 

Em relação ao aumento de 5% no ano passado, Haddad afirmou que, nesse ritmo, "em pouquíssimo tempo, São Paulo vai estar em condições ótimas de trafegabilidade". 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.