06 de dezembro de 2012 | 23h49
A Estação Guarulhos-Cecap vai ficar ao lado da nova rodoviária guarulhense, inaugurada em 2010, e perto do hospital estadual que existe na região. Mas, para o prefeito Sebastião Almeida (PT), a cidade ainda precisa de mais investimentos em transporte público.
Almeida cobra a chegada de uma linha de metrô ao centro do município. O governo do Estado já iniciou estudos para construir um ramal, batizado de 19-Celeste, entre Guarulhos e o bairro do Campo Belo, na zona sul de São Paulo. Mas ainda não há prazo para essa linha ser construída.
A prefeitura, por sua vez, avalia criar um sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de bonde moderno, ligando a parte oeste da cidade à região do aeroporto, passando pelo centro. A obra deve receber recursos da União, mas também não tem data para começar.
Outro projeto de mobilidade estudado pelo município de Guarulhos é um anel viário no entorno de Cumbica. As obras devem começar em 2013 e ser concluídas dois anos depois, segundo o prefeito Almeida.
Nova York e Paris. Para a publicitária Sandra Marques, de 55 anos, mais transporte público em Guarulhos beneficiará a todos. Ela mora na zona sul de São Paulo e costuma usar ônibus de companhias aéreas. "Se tivesse outra opção, usaria com certeza. É assim em Nova York e Paris há muito tempo." / C.V.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.