GUARDA GANHA FAMA POR MEIO DA GENTILEZA

Jobson Meirelles foi eleito pelo público como o melhor agente de trânsito do Espírito Santo

CÍNTIA BRINGHENTI, ESPECIAL PARA O ESTADO, VITÓRIA, O Estado de S.Paulo

06 de maio de 2012 | 03h05

Uma faixa de pedestre no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Ceará, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha (ES), fazia muitos moradores perderem o ônibus. É que a travessia - único jeito de chegar ao ponto do coletivo - é impossível de ser feita em horários de pico. Os carros vinham, vinham e não paravam (apesar de a lei dar preferência aos pedestres) e, enquanto as pessoas esperavam, lá vinha (e ia embora) o ônibus. O agente de trânsito Jobson Meirelles, de 48 anos, tomou uma atitude.

Para ajudar os aflitos que perdem o ônibus, além de exigir a parada dos veículos, ele resolveu imprimir por conta própria e distribuir panfletos com os horários e itinerários de todas as linhas de ônibus. "No começo, eu afixava no ponto. Tinha um mendigo que tirava, mas eu voltava a colocar. Até um motorista embriagado colidir com o veículo no ponto de ônibus e eu ter de mudar de estratégia. Passei a imprimir e distribuir, todo dia, 500 lembretes", conta.

É esse tipo de atitude que faz com que Meirelles seja conhecido pelos moradores como o agente de trânsito mais gentil de Vila Velha. Uns o chamam de "Anjo da Guarda"; outros, de "Gentileza". Como reconhecimento, recebe presentes, como bolos, tortas, salgados e livros.

"Um senhor já me agradeceu, certa vez, por parar o ônibus na faixa de pedestres, para que o filho dele entrasse. Se não fizesse isso, o filho perderia a prova do vestibular", conta Meirelles.

Sua reputação fez com que ele fosse indicado, pelos próprios motoristas e pedestres, como o melhor agente de trânsito do Espírito Santo. Como reconhecimento, foi homenageado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) com uma placa de honra ao mérito e um vídeo que mostra seu trabalho como guarda na Praia da Costa. O vídeo teve mais de 140 mil acessos na internet.

Campanha. O sucesso do vídeo fez com que o Detran-ES lançasse, na última semana, uma campanha de conscientização no trânsito. Com o nome "Quem sabe viver não dirige depois de beber", a campanha tem como foco a combinação entre bebida e direção.

O diretor-geral do órgão, Fábio Nielsen, diz que a ideia é unir educação e fiscalização. Por isso, diz que Meirelles foi o ponto de partida para a campanha. "Ele foi muito feliz em usar da educação para orientar. É essa a educação que motoristas e pedestres têm de ter", explica.

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PR), diz que o agente é um exemplo de servidor público. "Não basta só multar. É preciso que haja uma interação entre o agente de trânsito e o público." O agente trabalha diariamente, na mesma esquina, das 6h às 12h. Folgas, só em dois fins de semana por mês.

Meirelles nasceu em Vitória, filho de militar, em uma família de seis irmãos. Ele faz questão de passar os ensinamentos que recebeu para os cinco filhos e para os motoristas e pedestres no trânsito. "Quando você ajuda alguém, a sua vida fica melhor. Eu tenho prazer em ver a felicidade dos outros."

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.