PUBLICIDADE

Guarapiranga tem 3ª alta seguida e chuvas já superam média do mês

O sistema responsável atualmente por atender o maior número de pessoas opera com 76,8% da capacidade; Cantareira fica estável

Por Felipe Resk
Atualização:

SÃO PAULO - O nível do Sistema Guarapiranga, atual responsável pelo maior abastecimento na capital e Grande São Paulo, registrou o terceiro aumento consecutivo, de acordo com boletim da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Em menos de uma semana, as chuvas sobre a região do manancial já superaram o volume esperado para o mês inteiro. O Cantareira ficou estável pelo segundo dia.

PUBLICIDADE

Atendendo atualmente 5,8 milhões de pessoas, o Guarapiranga opera neste domingo, 5, com 76,8% da sua capacidade: 0,7 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 76,1%. Essa foi a terceira alta seguida do sistema, que antes chegou a ficar 51 dias consecutivos sem nenhum aumento no volume armazenado de água.

A pluviometria do dia na região foi de 4 milímetros, o suficiente para fazer o valor acumulado nestes cinco primeiros dias do mês ultrapassar a média história de julho. Ao todo, já choveu 44,8 mm, enquanto o volume esperado para mês é de 42,1 mm.

Cantareira. Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira permanece com o mesmo volume de água represada do dia anterior: 19,7%. O índice, tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões, acrescentadas ainda no ano passado.

De acordo com o cálculo negativo do sistema, o Cantareira permanece com -9,6%. Já segundo o terceiro índice, o manancial está estável em 15,3%. Esse último número leva em consideração o volume armazenado dividido pelo volume útil somado às duas cotas de reserva técnica.

Outros mananciais. Dos demais reservatórios, apenas o Alto Tietê não sofreu variação de nível e ainda registra 20,6% da capacidade - incluindo uma cota de volume morto, de 39,4 bilhões de litro de água. Já o Alto Cotia, Rio Grande e Rio Claro tiveram alta.

O primeiro subiu 0,3 ponto porcentual, passando de 65% para 65,3% neste domingo. A mesma variação teve o Rio Grande, que aumentou o volume de água de 93% para 93,3%.

Publicidade

Por sua vez, o Rio Claro foi quem teve o maior aumento: 1,2 ponto. Neste domingo, o sistema opera com 73,6%, ante 72,4% no dia anterior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.