São Paulo, 23 - O Grupo Amil é o operador de planos de saúde que mais recebeu queixas no Procon-SP entre 1º de janeiro e 17 de julho deste ano. A informação foi dada pela fundação nesta segunda-feira, 23, quando foi divulgado o ranking com os dez convênios mais reclamados no Estado de São Paulo no período.
O ranking foi baseado em queixas que precisaram de mediação do Procon-SP para serem resolvidas, somadas a pedidos de orientação e esclarecimentos de dúvidas. Foram 6.120 atendimentos ao consumidor no primeiro semestre deste ano, informou o Procon.
Para o diretor executivo da fundação, Paulo Arthur Góes, há um contraste entre o custo alto cobrado pelos planos e o retorno que oferecem. "O consumidor paga por muitos anos o seu plano e quando mais precisa dele enfrenta obstáculos impostos pelas empresas para dificultar a prestação do serviço, esperando vencer pelo cansaço", comenta.
Entre as queixas mais comuns estão a demora ou impossibilidade em autorizar e marcar procedimentos, como consultas e exames; a negativa de cobertura ou reembolso; alterações na rede credenciada sem aviso, tanto em quantidade quanto em qualidade dos prestadores de serviços;e reajustes de faixa etária que ferem o estatuto do idoso.
Veja ranking dos planos de saúde mais reclamados
1º GRUPO AMIL (AMIL, AMICO, DIX e MEDIAL) 457
2º GREEN LINE SISTEMA DE SAUDE LTDA 294
3º UNIMED PAULISTANA SOC COOP. DE TRABALHO MÉDICO 166
4º INTERMEDICA SISTEMA DE SAUDE S/A 125
5º SUL AMÉRICA COMPANHIA DE SEGURO SAÚDE 109
6º ITÁLICA SAUDE LTDA 55
7º UNIVERSAL SAUDE ASSISTENCIA MEDICA LTDA 48
8º CENTRO TRASMONTANO DE SAO PAULO 42
8º GOLDEN CROSS ASSIST INTERN DE SAUDE LTDA 42
9º BRADESCO SAÚDE S/A 35
10º PREVENT SENIOR - SAMETRADE OPERADORA DE SAUDE LTDA 31