GABRIELA BILO / ESTADAO
GABRIELA BILO / ESTADAO

Governo quer despacho de mala do aeroporto em estação da CPTM

Ideia é instalar totens de check-in na Linha 13 e permitir ao passageiro imprimir tíquetes antes de chegar a Cumbica

Adriana Ferraz e Bruno Ribeiro, O Estado de S.Paulo

20 de junho de 2017 | 04h00

Com obras originalmente prometidas para 2014 e entrega prevista agora para março do ano que vem, a ligação do Metrô com o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, por meio da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deverá ter um sistema para facilitar o embarque de passageiros: o despacho de bagagens deverá ser feito ainda na estação de trem, antes da chegada nos terminais aéreos.

Segundo o presidente da CPTM, Paulo Magalhães Bento Gonçalves, a companhia tem feito estudos para instalar totens de check-in das companhias aéreas em estações, onde seria possível ao passageiro imprimir as etiquetas de bagagens. Ao chegar à Estação Aeroporto, da Linha 13-Jade, as malas seriam despachadas antes da saída da estação. 

“As companhias aéreas querem, elas vão aderir. Você vai com a mala já etiquetada no trem e, quando chegar à Estação Aeroporto, ali você entrega a sua mala. E de lá você vai direto para o embarque”, disse Gonçalves. As informações foram repassadas durante visita de dirigentes da CPTM e do governador Geraldo Alckmin (PSDB) às obras da Linha 13. 

Gonçalves e o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmaram que, quando pronta, a Linha 13 terá um serviço expresso, com oito saídas diárias, a partir da Estação Brás, que fará o trajeto direto, sem paradas, em tempo estimado em 30 minutos. Os técnicos estudam se os totens de check-in ficarão no Brás ou na Luz, que também poderia ser ponto de partida.

GRU

A GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto, confirma a existência dos estudos, mas ainda não fechou os detalhes operacionais que possibilitariam o serviço.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.