
09 de janeiro de 2014 | 16h52
SÃO PAULO - O governo de São Paulo começou nesta quinta-feira, 9, a limpar os 25 piscinões da Grande São Paulo que estavam há nove meses sem manutenção. Segundo o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), serão investidos R$ 3,8 milhões para recuperar os reservatórios até o fim de janeiro e mantê-los em boas condições por seis meses, quando o Estado espera ter concluído a Parceria Público-Privada (PPP) que concederá as áreas à iniciativa privada.
O DAEE informou que a empresa contratada DP Barros vai priorizar nos primeiros dias os piscinões mais problemáticos. São eles: Piraporinha, em Diadema, Nova República, em Embu das Artes, Petrobrás, em Mauá, e Parque Pinheiros, em Taboão da Serra. Este último ficou completamente alagado após a chuva que caiu no fim de dezembro porque todas as bombas estavam quebradas, causando risco de enchente nas ruas do entorno.
A prioridade é esvaziar todos os piscinões. "Com esse contrato, o Governo do Estado assume um trabalho em auxílio às prefeituras da Região Metropolitana. A equipe técnica do DAEE está priorizando as intervenções nas bombas e equipamentos eletromecânicos quebrados", informou o órgão. Segundo o DAEE, metade das 70 bombas estão quebradas ou desligadas, mas nem todos os reservatórios funcionam com os equipamentos.
"Ressaltamos que os piscinões não perderam sua funcionalidade e, portanto, não têm a capacidade de armazenagem comprometida. Prova disso é que o próprio Piraporinha, que suportou muito bem os 40 milímetros de chuvas na noite de ontem (8)", completou o departamento.
PISCINÕES QUE SERÃO LIMPOS
1 - Paço Municipal (Mauá)
2 - Petrobrás (Mauá)
3 - Corumbé (Mauá)
4 - Jd. Sonia Maria (Mauá)
5 - Mercedes Bens (Diadema)
6 - Piraporinha (Diadema)
7 - Ecovias Imigrantes (Diadema)
8 - Vila Rosa (São Bernardo do Campo)
9 - Volks Demarchi (São Bernardo do Campo)
10 - Praça dos Bombeiros (São Bernardo do Campo)
11 - Chrysler (São Bernardo do Campo)
12 - Mercedes Paulicéia (São Bernardo do Campo)
13 - Canarinho (São Bernardo do Campo)
14 - Taboão (São Bernardo do Campo)
15 - Ford Fábrica (São Bernardo do Campo)
16 - Ford/Av.Taboão (São Bernardo do Campo)
17 - Capitão Casa (São Bernardo do Campo)
18 - São Caetano (São Caetano do Sul)
19 - Faculdade de Medicina (Santo André)
20 - Olaria (São Paulo)
21 - Nova República (Embu das Artes)
22 - Parque Pinheiros (Taboão da Serra)
23 - Portuguesinha (Taboão da Serra)
24 - Rochdalle (Osasco)
25 - Bonança (Osasco)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.