Governo cria 16.ª Região Administrativa do Estado de São Paulo

Trinta e dois municípios do sudoeste paulista fazem parte da subdivisão

José Maria Tomazela, O Estado de S. Paulo

07 Fevereiro 2014 | 17h57

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) oficializou nesta sexta-feira, 7, a criação da 16.ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, durante solenidade que reuniu prefeitos e lideranças políticas de 32 municípios do sudoeste paulista, realizada no Centro de Eventos Zico Campolim, em Itapeva.

Segundo o governador, a nova região administrativa, com sede em Itapeva, fortalecerá o desenvolvimento da região sudoeste do Estado, além de descentralizar a administração pública estadual. "A medida vai aproximar o governo da população e fortalecer o desenvolvimento regional", disse Alckmin.

A região é a maior produtora de minérios e está entre as que mais produzem grãos no Estado, além de concentrar os principais reflorestamentos. Por outro lado, a maioria dos municípios tem baixos indicadores sociais.

Além de Itapeva, fazem parte da 16.ª Região, os municípios de Angatuba, Apiaí, Arandu, Buri, Bom Sucesso de Itararé, Barra do Chapéu, Barão de Antonina, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Coronel Macedo, Fartura, Guapiara, Iporanga, Itaí, Itaberá, Itararé, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Itaporanga, Nova Campina, Paranapanema, Piraju, Ribeira, Riversul, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Sarutaiá, Taquarituba, Tejupá, Taguaí e Taquarivaí.

Mais conteúdo sobre:
São Paulo região administrativa Itapeva

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.