
03 de agosto de 2012 | 15h49
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos publicou nesta sexta-feira, 3, um edital abrindo inscrições para empresas apresentarem projetos para a futura Linha 20-Rosa do Metrô, que sairá da Lapa, na zona oeste, a vai até Moema, na zona sul. É um projeto que só deve estar concluído daqui a oito anos.
As interessadas terão 30 dias para responder ao chamamento feito pelo governo. Depois, vão ter um prazo de 240 dias para apresentar as propostas de modelagem para a linha, que vão ser analisadas pelo Metrô, segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado. O vencedor do processo só deve estar concluído no ano que vem, mas ainda não há data para início das obras.
A ideia é que a linha seja inteiramente planejada, construída e operada pela iniciativa privada, na forma de uma Parceria Público-Privada (PPP).
A previsão é que a linha tenha 14 estações e 12,3 quilômetros. Terá conexão com três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e com as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás do Metrô. Será um metrô convencional, construído inteiramente com túneis no subterrâneo da capital paulista.
O fato de ela passar pela região mais valorizada da cidade, a Avenida Brigadeiro Faria Lima, é tido pelo governo como principal fator de atração do mercado na linha: "Queremos que os espaços (das estações) sejam aproveitados, com shoppings, lojas e outras funções, como ocorre por exemplo no Canadá", disse o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "A linha já nasce com uma expectativa de demanda de 600 mil pessoas por dia", completou Fernandes.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.