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Gol segue sem definição sobre escalas de trabalho

Por Rodrigo Brancatelli
Atualização:

No começo de agosto, quando a Gol teve de cancelar partidas após um sistema novo de escalas ocasionar a falta de tripulação com carga horária livre para voar, a Anac prometeu a aplicação de uma multa de R$ 2 milhões à empresa. Até hoje, no entanto, não houve a definição da sanção nem acordo sobre a escala dos funcionários.O problema teve seu pior dia em 2 de agosto, quando 52% dos voos da empresa atrasaram mais de 30 minutos e outros 13% foram cancelados. Dados do tráfego aéreo nacional revelaram que a Gol priorizou o cancelamento de voos regulares, em vez dos fretados, na tentativa de contornar a crise. A Anac afirmou que já havia autuado seis empresas que extrapolaram o limite de horas na jornada de trabalho - a própria Webjet estava na lista.O caso desencadeou uma negociação entre o Sindicato Nacional dos Aeronautas e a Gol, mediada pelo Ministério Público do Trabalho. Em audiências, o órgão constatou indícios de manipulação nas escalas da empresa e propôs um acordo entre as duas partes. No entanto, a última audiência, no dia 15 de setembro, terminou sem acordo.PERGUNTAS & RESPOSTAS1.O que acontece com quem tem viagem de hoje até sexta pela Webjet?A companhia prevê embarque normal. Quem cancelar terá de arcar com as despesas.2.A companhia vai vender passagens hoje? Sim, mas só para voos com saída a partir de sexta-feira.3.Quais são os direitos de quem for prejudicado?Reacomodação imediata em outro voo da própria companhia ou outra empresa; reembolso integral do bilhete para o passageiro que desistir da viagem; alimentação (a partir de duas horas de atraso); hospedagem e traslado (a partir de quatro horas).4.E a fiscalização?Cabe à Anac. Queixas podem ser feitas pelo telefone 0800-725-4445 ou pelo site www.Anac.gov.br/faleanac.

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