Gibi na internet critica projeto da Prefeitura

A rejeição de moradores e comerciantes ao projeto da Prefeitura para a região da Luz inspirou uma história em quadrinhos disponível na internet. A desenhista Glória Costa, moradora da região, fez os roteiros e desenhos das 24 páginas do gibi Piolho da Santa - A Saga do Nova Luz.

Tiago Dantas, O Estado de S.Paulo

17 de agosto de 2011 | 00h00

Sem citar nomes de políticos e outros envolvidos, os quadrinhos contam uma história na qual o poder público cria um projeto de revitalização sem ouvir quem vive na região. Um aviso no site diz o gibi que "é uma história de ficção. Qualquer semelhança com os personagens da vida real é mera coincidência".

Episódios recentes da Nova Luz, como a votação de um recurso de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça, são lembrados pela desenhista ao longo da HQ.

Como pano de fundo, a revista conta a história de um garoto que foge de casa e vai morar na cracolândia, onde passa a usar drogas, e a luta da mãe do jovem para tentar tirá-lo das ruas.

Glória já trabalhou como desenhista da Turma da Mônica e foi uma das primeiras mulheres do Brasil a trabalhar com desenhos animados. A revista em quadrinhos que ela criou pode ser vista gratuitamente no site www.piolhodasanta.com.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.