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Gestão promete 61,8 km de vias para bicicletas

Investimento previsto no Plano Plurianual para o ano que vem é de R$ 20 milhões; zonas leste e sul têm destaque

Por Caio do Valle
Atualização:

Os cicloativistas paulistanos provavelmente terão motivos para celebrar 2014. É que a Prefeitura de São Paulo promete entregar 61,8 quilômetros das chamadas vias cicláveis, que abrangem ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, em um investimento de R$ 20 milhões. As zonas leste, norte e sul serão as mais beneficiadas, conforme descrição feita no Plano Plurianual 2014-2017, apresentado na semana passada pela gestão Fernando Haddad na Câmara.São Miguel Paulista, na zona leste, ganhará 14,6 km de equipamentos para quem pedala, a maior quantidade do Município. Juntamente com as Subprefeituras de Itaquera (6 km), Guaianases (3,1 km) e Itaim Paulista (2,5 km), esse percurso integrará o "plano cicloviário" para o setor leste da Secretaria Municipal de Transportes. Não está especificado o que será feito exatamente, e se o governo municipal dará prioridade às ciclovias (mais seguras e definitivas que ciclofaixas de lazer, por exemplo).O projeto para o setor norte da cidade contemplará as Subprefeituras de Vila Maria-Vila Guilherme (12,7 km), Jaçanã-Tremembé (3,4 km) e Santana-Tucuruvi (2,2 km). No setor sul, a área da Subprefeitura de Capela do Socorro ganhará 12,1 km de dispositivos para os ciclistas ao longo do ano que vem.As regiões periféricas da cidade, mostram pesquisas de mobilidade, como a Origem e Destino feita pelo Metrô em 2007, são as que mais apresentam deslocamentos ciclísticos para trabalho, em vez de lazer. Entre 2015 e 2017, a gestão Haddad promete mais 184,6 km de "vias cicláveis" na cidade, a um custo de R$ 60 milhões.Requalificação. Ainda no quesito mobilidade, a Prefeitura promete a requalificação de 14,6 km do corredor de ônibus Inajar de Souza-Rio Branco. Também consta do plano a substituição de 1.974 semáforos, ao custo de R$ 110 milhões.

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