08 de agosto de 2015 | 21h33
SÃO PAULO - O Dia dos Pais é uma data comemorada em dupla na casa dos cabeleireiros Vasco Pedro da Gama, de 44 anos, e Dorival Pereira de Carvalho Júnior, de 52. Casados há 23 anos, eles são os pais de Theodora e Helena, irmãs de 14 e 4 anos.
Gama conta que ter filhos sempre foi um objetivo do casal, que mora em Catanduva, no interior paulista. O que eles não imaginavam é que adotariam, sem saber, duas irmãs. "Quando adotamos a Theodora, voltamos para a fila e a Helena tinha 9 meses. A fisionomia era parecida e, quando fui buscar as informações sobre a mãe biológica, acabamos descobrindo."
Gama conta que as filhas nunca sofreram preconceito e sua vida mudou completamente após a paternidade. "A visão muda e você pensa mais no próximo. Os planos mudam, preciso fazer tudo pensando nelas. Ser pai é acompanhar o crescimento. É um amor que não tem como explicar."
Além da data, os terapeutas Luc Bouveret, de 53 anos, e David Arzel, de 42, vão celebrar a recuperação de Tancrède, de 11 anos. O garoto foi diagnosticado com leucemia neste ano e, no dia 29, fez um transplante de medula. "Para mim, ser pai é poder dar sua vida a qualquer segundo para seu filho. Ser pai é oferecer tudo para seus filhos, mas é também ser pai da humanidade e oferecer tudo para os que precisam", diz Bouveret.
Iguais. O garoto é filho biológico do casal, assim como Elzear, de 4 anos. Ambos foram gerados na mesma barriga de aluguel. Bouveret diz que a relação da família tem como base o amor, a união e a transparência. "Somos uma família unida e sempre fomos transparentes na escola ou em qualquer lugar. Não nos sentimos diferentes de ninguém, somos todos iguais."
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.