Fundo soberano

O economês é, como se sabe, uma linguagem de duplo sentido no imaginário popular. Nem tudo é compreendido do jeito que se quer explicar nos jornais. O tal Fundo Soberano, por exemplo, reapareceu no noticiário econômico da semana como antídoto para um problema, cuja solução evoca "ene" outras possibilidades já testadas pela sabedoria popular: "Esse negócio de mexer no fundo soberano para segurar o câmbio nem sempre dá certo!" - ensina Rita Cadilac.

Tutty Vasques, O Estado de S.Paulo

22 de setembro de 2010 | 00h00

A ex-chacrete fala com a autoridade de quem já foi considerada uma espécie de Mulher Fundo Soberano de seu tempo. Não vou precisar datas para não revelar a quilometragem do equipamento, mas Cadilac é de uma época em que ainda não havia duplo sentido econômico para "fundo soberano", bem entendido hoje como uma poupança do governo usada para salvar o dólar de uma queda fatal.

Antigamente, a expressão era fluente em papo de botequim. Dizia-se que "fundo soberano de bêbado não tem dono", que "passarinho que come pedra sabe o fundo soberano que tem", que "pimenta no fundo soberano dos outros é refresco", sempre em referência àquilo que a Fórmula 1 passou a identificar recentemente como "difusor traseiro", entendeu?

Box família

A Confederação Brasileira de Automobilismo está ainda estudando a quem punir no caso, mas tudo indica que Cacá Bueno deu passagem ao irmão, Popó Bueno, em corrida de Stock Car, atendendo a uma ordem do pai, Galvão Bueno.

Guinness abestado

Tiririca pode entrar para o livro dos recordes: é o primeiro palhaço do mundo denunciado por falsidade ideológica.

Sem dó

Se pudessem negociar com os terroristas que ameaçam atacar alvos civis em Paris, os franceses entregariam, de cara, o presidente Sarkozy à fúria islâmica.

Mal comparando

Jornalista brasileiro reclama de barriga cheia. A vida anda muito mais dura para os coleguinhas mexicanos, argentinos e venezuelanos.

Agora vai!

José Serra entrou com uma representação no TSE pedindo direito de resposta no programa eleitoral do PSTU, que o chamou de "rabo preso" na TV. Pode ter sido a gota d"água para começar, enfim, a grande virada do candidato tucano.

Brasiliafolia

Já está tudo pronto para o bota-fora de Joaquim Roriz da política após a impugnação definitiva de sua candidatura no STF. Para a festa ser completa, só falta, no dia, chover no Distrito Federal.

Ressaca política

O Reino Unido está em pé de guerra: pressionado a deixar o cargo depois que deu entrevista supostamente embriagado, o primeiro-ministro da Irlanda, Brian Cowen, botou a culpa no uísque escocês.

Esclarecimento

Não tem nenhum parente de Erenice Guerra envolvido na depredação de 17 trens do metrô, ontem, em São Paulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.