Nilton Fukuda/AE
Nilton Fukuda/AE

Frota poluidora dribla inspeção em SP

Balanço da Prefeitura mostra diminuição em 2011 de motos, ônibus e caminhões que passaram pela inspeção veicular na cidade

Renato Machado, O Estado de S.Paulo

12 de setembro de 2011 | 00h00

Os veículos que mais poluem a atmosfera foram justamente os que menos realizaram a inspeção veicular ambiental no primeiro semestre. Em relação ao mesmo período de 2010, aumentou a quantidade de carros que passou pelo processo, mas diminuiu a de motos, ônibus e caminhões.

O balanço semestral da Secretaria do Verde e Meio Ambiente mostra que 875,4 mil carros passaram pela inspeção veicular - alta de 7,3%. Esse aumento é maior até mesmo do que o crescimento da frota de automóveis nesse período, que foi de 2,38% de junho de 2010 a junho de 2011.  

  Veja também:

linkCET mantém 193 radares para flagrar os infratores na cidade

 especial Debate: A legislação municipal está irregular?

Os caminhões foram os que mais deixaram de realizar a inspeção. Foram 8,5 mil que passaram pelo processo neste semestre, quantia 32% menor que a do ano passado.

Embora menor, chama a atenção a redução no número de motos que não compareceu aos postos. Isso porque os veículos em duas rodas são considerados os grandes vilões da poluição (analisadas isoladamente e não no conjunto da frota). Foram 84,5 mil motos que passaram pelo processo entre janeiro e junho deste ano, ante 90,6 mil do mesmo período de 2010 (queda de 6,6%).

"A maioria das motos não tem catalisador, então elas provocam dano maior para o meio ambiente", disse o ambientalista e consultor de mobilidade sustentável Lincoln Paiva. Ele crê que a situação irregular de muitas motos agrava o problema. "Uma das hipóteses para essa queda no comparecimento é que muitas motos já estão na ilegalidade, então os donos não veem motivo para fazer a inspeção."

Também houve queda na quantidade de ônibus que realizou a inspeção - passou de 8,9 mil para 7,9 mil. A Prefeitura diz que essa redução não diz respeito à frota que presta serviço de transporte público.

"A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que todos os ônibus da capital têm que realizar anualmente a inspeção veicular da Controlar. A frota de ônibus passa ainda por vistorias amostrais para verificar as condições de operação e manutenção e emissão de fumaça", afirmou a empresa, que ressaltou que veículos que não estão de acordo com as normas são lacrados e retirados de circulação.

Baixa adesão. Embora o número de multas por falta de inspeção seja expressivo (141 mil), ele ainda não refletiria o total de carros, motos, caminhões e ônibus que não passaram pelo processo. Cerca de 800 mil veículos deixaram de fazer a inspeção apenas no primeiro semestre deste ano, segundo os dados do balanço da Secretaria do Verde e Meio Ambiente. Há ainda os veículos que não realizaram o processo nos outros anos.

Os dados da secretaria mostram também que os veículos que passaram pela inspeção tiveram menos dificuldades para serem aprovados em 2011. De fato, o índice de reprovação caiu no primeiro semestre deste ano em todos os tipos de veículos analisados - carros, motos, ônibus e caminhões. A reprovação dos automóveis, por exemplo, caiu de 14,2% para 5,9%.

A Secretaria acredita que essa mudança aconteceu porque os veículos estavam mais preparados para enfrentar a inspeção veicular. Isso porque já haviam sido ajustados mecanicamente para serem aprovados no processo dos anos anteriores, quando necessário.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.