Frio mata 50 peixes em espelho d'água no RS

Funcionários da prefeitura de Porto Alegre retiraram cerca de 50 peixes mortos do espelho d"água do Parque Marinha do Brasil nos últimos cinco dias. Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) acreditam que a causa da mortandade tenha sido a onda de frio na cidade, que fez as temperaturas se aproximarem de 0°C durante toda a semana.

Elder Ogliari, O Estado de S.Paulo

09 Julho 2011 | 00h00

Uma nota divulgada pela secretaria diz que o frio foi mais sentido pelos animais porque o espelho d"água é raso e tem fundo de cimento. Nessas condições, a variação da temperatura é mais prejudicial às espécies que vivem no local, como as carpas, acostumadas a ambientes mais profundos.

A pasta também destacou que o espelho d"água não foi projetado para ter peixes, que foram levados ao local pela população. Pediu, ainda, que os moradores da cidade deixem de descartar animais em ambientes inadequados à sobrevivência deles ou sob risco de desequilíbrio ecológico.

A onda de frio que atingiu o Rio Grande do Sul nesta semana é uma das maiores dos últimos anos. No interior do Estado, as temperaturas caíram para abaixo de 0ºC todos os dias da semana. A previsão do 8.º Distrito de Meteorologia indica que essa situação poderia se repetir na madrugada de hoje, mas depois a previsão era de uma trégua no frio intenso. A temperatura pode passar de 25°C na tarde da próxima terça-feira.

Santa Catarina. Três municípios catarinenses decretaram situação de emergência por causa do frio intenso, segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Duas das cidades, Urubici e Bom Jardim da Serra, ficam na região serrana, e o outro município, José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí.

A pasta vai enviar cem colchões e 200 cobertores para atender as pessoas afetadas em José Boiteux. A previsão é de mais frio hoje no Estado.

Em São Paulo, a Defesa Civil decretou ontem à noite estado de alerta para mobilizar os serviços de atendimento a moradores de rua.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.