Final de semana será de sol e sem chuvas na capital paulista

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima esperada é de 32ºC, que deve ser registrada na tarde de domingo, 16

Gheisa Lessa, O Estado de S.Paulo

14 Setembro 2012 | 11h01

SÃO PAULO - Os termômetros paulistas voltam a registrar altas temperaturas ao longo deste final de semana. Não há previsão de chuva, elevando o período de estiagem na capital que, nesta sexta-feira, 14, chega a 57 dias sem precipitações.

Conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima esperada é de 32ºC, que deve ser registrada na tarde de domingo, 16. São 7ºC de aumento em comparação com a máxima prevista para esta sexta, 25ºC. A mínima esperada para o domingo é de 17ºC.

O sábado começa frio e com forte nebulosidade durante a madrugada. Os termômetros devem atingir a mínima de 16ºC, valor que aumenta com o nascer do sol, que dissipará as nuvens e aumenta a incidência do sol na cidade. No final da manhã e início da tarde, a temperatura chega aos 31ºC.

O retorno do calor, segundo os meteorologistas, acontece porque ares que são soprados da capital para o litoral devem mudar de curso e começam a partir do interior do Estado. Com a mudança dos ventos, a massa de ar quente estaciona sobre a cidade e inverte a sensação térmica que desde a última quinta-feira, 13, era de ventos frios.

Enquanto as temperaturas aumentam, a umidade relativa do ar cai. O Inmet calcula baixa considerável nos índices, mas sem oferecer riscos aos paulistas. O ar fica mais seco na tarde de domingo, podendo ficar um pouco abaixo dos 30%.

Durante o final de semana não deve chover em São Paulo. Caso a previsão concretize-se, a capital paulista terá dois meses de estiagem. O Inmet, no entanto, pondera e deixa aberta a possibilidade de uma garoa fina atingir a Baixada Santista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.