Faria Lima tem a melhor calçada do País

Estudo analisou passeios em 12 capitais; Fortaleza teve a média geral mais alta, Manaus a mais baixa e SP ficou em 5º lugar

CAMILA BRUNELLI, O Estado de S.Paulo

27 Abril 2012 | 03h03

Estudo da ONG Mobilize Brasil identificou as piores e melhores calçadas do País. De acordo com o levantamento, realizado em 12 capitais brasileiras (São Paulo, Rio, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife e Manaus), Fortaleza obteve a melhor média (7,6) e Manaus, a pior (3,6). São Paulo ficou em quinto lugar no ranking, com média de 6, 32, mas possui a melhor calçada do País, com nota 10 - ela fica em um trecho da Avenida Brigadeiro Faria Lima, uma quadra depois do cruzamento com a Eusébio Matoso.

A pesquisa escolheu vias de grande movimento, como estações e ruas comerciais, e atribuiu notas de 0 a 10 a oito critérios. Foram analisados aspectos como irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 metro, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto, degraus que dificultam a circulação, além de outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras e entulho.

O Calçadão da Barra, em Salvador, está no topo do ranking das calçadas brasileiras juntamente com a Faria Lima.

Em último. A pior calçada do País também é na capital baiana: a Ladeira da Fonte, com 0,25.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.