Falha no sistema de freio automático teria causado colisão, segundo Metroviários

Sistema do Metrô teria acelerado o trem ao invés de frear; colisão na estação Carrão deixou 47 feridos

Gheisa Lessa - Central de Notícias,

16 de maio de 2012 | 13h49

São Paulo, 16 - Uma falha no sistema de freio automático da composição teria causado a colisão entre dois trens da Linha 3-Vermelha do Metrô, na manhã desta quarta-feira, 16, segundo informações do Sindicato dos Metroviários. O sistema, ao invés de frear o trem, teria aumentado a velocidade.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários, Altino dos Prazeres Melo, toda composição do Metrô conta com um sistema automático que, ao registrar a distancia de 150 metros entre o próximo trem, aciona o freio. Neste caso, conta Melo, o sistema teria acelerado a composição.

O presidente do sindicato destaca ainda que uma colisão maior foi evitada porque, ao notar que o freio automático não foi acionado, o funcionário que operava na condução do Metrô, acionou um freio de emergência. "Esta ação não freou totalmente os vagões, mas teria reduzido consideravelmente a velocidade, diminuindo os danos que a colisão poderia ter causado", conta Melo.

A apuração do Sindicato dos Metroviários não soube confirmar porque o outro trem estava parado na proximidade da Estação Carrão.

Vítimas. Segundo informações da Defesa Civil, 47 vítimas foram atendidas nesta manhã após o acidente entre as composições da Linha 3-Vermleha. O Corpo de Bombeiros, juntamente com o Samu, divulgou oficialmente que suas viaturas atenderam 33 pessoas. A assessoria de imprensa dos bombeiros, informou ao estadão.com.br que houve acidentados que chegaram a ser socorridos por populares e que a estimativa da Defesa Civil deve compreender estes atendimentos.

Entre as vítimas socorridas, duas pessoas tiveram suspeita de traumatismo craniano, segundo o Corpo de Bombeiros. Elas foram encaminhadas para hospitais da região e não há informações sobre o estado de saúde destas pessoas.

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