Falha na Linha 11-Coral atrasa início do Expresso da Copa

Segundo CPTM, passageiros acionaram botão de emergência, desceram na via e caminharam pelos trilhos entre Luz e Brás

Marcelo Osakabe, O Estado de S. Paulo

01 de julho de 2014 | 10h36

SÃO PAULO - Uma falha em um trem da Linha 11-Coral, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atrasou em meia-hora o início da operação do Expresso da Copa na manhã desta terça-feira, 1º. A linha leva os torcedores da Estação da Luz, na região central de São Paulo, à Estação Corinthians-Itaquera, na zona leste, vizinha à Arena Corinthians, onde haverá às 13h a partida entre Argentina e Suíça.

Segundo a CPTM, por volta das 8h40, passageiros de duas composições da Linha 11-Coral que estavam paradas entre as Estações Brás e Luz acionaram o dispositivo de segurança para abrir as portas dos vagões e começaram a caminhar pelos trilhos em direção à Estação da Luz. A circulação de trens foi interrompida no trecho.

Gisele da Silva Alves Santos embarcou às 8h45 na Estação Tatuapé e seguia para a Luz. O trem em que estava ficou parado por 40 minutos, até que os passageiros se revoltaram e decidiram acionar o dispositivo de emergência para abrir as portas. De onde desceram, ela ainda caminhou mais 15 minutos (veja o vídeo abaixo) para chegar à Estação da Luz. "Lá estava cheio de argentino, imagina a vergonha", disse Gisele ao Estado. Ela trabalha na Rua 25 de Março, na região central, numa importadora de bijuterias.

Parte dos trilhos da Linha 11-Coral são os mesmos por onde passa o Expresso da Copa, que estava previsto para iniciar a operação às 9h30, mas só pôde começá-la às 10h.

De acordo com a CPTM, os problemas de operação foram resolvidos por volta das 9h45. A falha na Linha 11-Coral também fez a Linha 12-Safira circular com velocidade reduzida entre as Estações Brás e Tatuapé, já que os trilhos dos dois ramais são paralelos.

Às 10h, a CPTM registrava problemas apenas na Linha 8-Diamante, onde os trens circulavam com maiores intervalos e velocidade reduzida entre as Estações Sagrado Coração e Itapevi.

Rodízio ampliado e bloqueios. Por causa do jogo entre Argentina e Suíça na Arena Corinthians, em Itaquera, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estendeu o rodízio para todo o dia, entre as 7h e as 20h. A restrição nesta terça-feira é válida para veículos com placas de finais 3 e 4. Além disso, desde as 7h, a CET e a Polícia Militar organizam um esquema especial de trânsito na região de Itaquera, com bloqueios nas proximidades do estádio.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.