Falha em usina provocou apagão em seis Estados

O apagão que atingiu ao menos seis Estados na noite de sábado foi provocado por falha na Usina Hidrelétrica Itumbiara, administrada por Furnas, em Goiás. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o problema ocorreu com a configuração do sistema resultante e provocou o desligamento de aproximadamente 8.800 MW de carga - 50% na Região Sudeste.

O Estado de S.Paulo

17 de dezembro de 2012 | 02h05

De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o blecaute atingiu São Paulo, Rio, Minas, Acre, Mato Grosso e Rondônia. Nove cidades da Grande São Paulo e 20 bairros da capital ficaram sem luz por quase quatro horas. Cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas em São Paulo, segundo a Eletropaulo. O apagão aconteceu entre 17h43 e 21h21.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, enviou ontem uma equipe técnica à usina e convocou reunião extraordinária do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, em Brasília, da qual participaram o secretário executivo do ministério, Márcio Zimmermann, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, e o presidente de Furnas, Flávio Decat. Hoje, o ONS via coordenar outra reunião. / ANNE WARTH

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.