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Falha em trem do Metrô causa lentidão e superlotação

Problema em uma composição na Estação Brás, na Linha 3-Vermelha, afetou a circulação; serviço foi normalizado às 20 horas

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Por Redação
Atualização:

Atualizado às 22h47

SÃO PAULO - Uma falha em um trem na Linha 3-Vermelha do Metrô causou lentidão no sistema e deixou estações lotadas no fim da tarde desta quinta-feira, 16. Nas linhas 1-Azul e 2-Verde, a administração de tráfego da companhia optou por reduzir a velocidade dos trens para diminuir o fluxo de passageiros em direção à Linha 3-Vermelha.

Movimentação na Estação Sé do Metrô, que ficou lotada nesta quinta-feira Foto: Rogerio Cavalheiro/futura Press

De acordo com o Metrô, um dos engates (barra metálica que une dois vagões) de um trem da frota K se rompeu às 17h20 na Estação Brás. A composição, que seguiria no sentido Corinthians-Itaquera, ficou parado e a área técnica foi chamada. Sem condições de se movimentar com tração própria, o veículo precisou ser rebocado da até uma área de estacionamento de trens ao lado da estação Belém, o que demorou a ser feito. Para que a circulação se mantivesse, os trens que seguiam para Itaquera e os que iam no sentido contrário, para Barra Funda, tiveram de se alternar na única via livre. As estações tiveram contenção de fluxo de entrada de usuários nas linhas de bloqueios e os trens das três linhas circularam com velocidade reduzida, maior tempo de parada nas plataformas até as 20 horas. O Metrô solicitou à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que reforçasse a frota de trens em circulação na Linha 11-Coral e liberasse a integração na estação Tatuapé para dar opção para o fluxo dos usuários. Alguns usuários relataram que o trajeto entre as Estações Barra Funda e República estava demorando até 40 minutos às 19h. O trem parado só foi recolhido às 19h45, horário em que começou o processo de normalização das linhas afetadas. Às 20h, o sistema havia voltado a funcionar na velocidade normal. Frota K. A frota K de trens é famosa pelas panes. Reformada nos últimos anos pela companhia, a frota é a que registra o maior número de problemas, como os relacionados à frenagem, abertura de portas em movimento e até princípio de incêndio. As composições da frota K circulam na Linha 3-Vermelha, a mais sobrecarregada da rede. Em agosto de 2013, um trem da frota descarrilou próximo à Estação Barra Funda.

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