Falha em subestação da CTEEP deixa metrô e zonas sul e oeste sem luz

Segundo a companhia de transmissão, o problema apareceu durante atividades de substituição de equipamentos que estavam sendo executadas

Solange Spigliatti, do estadão.com.br,

18 Novembro 2011 | 09h54

SÃO PAULO - O desligamento de parte da subestação Milton Fornasaro, da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP), localizada na zona oeste da capital paulista, provocou a interrupção de energia elétrica em partes das regiões oeste e sul de São Paulo. A falta de alimentação elétrica também causou a paralisação da circulação dos trens da Linha4-amarela do metrô por cerca de 30 minutos.

Segundo a CTEEP, o problema começou às 5h48 e após as providências de recomposição a carga foi restabelecida às 5h58. A subestação foi completamente normalizada às 6h03. De acordo com a empresa, a fonte de alimentação para a linha-4 do Metrô foi normalizada em 10 minutos, às 5h58, ao contrário do informado pelo metrô anteriormente, que acusou o problema de falta de luz no período das 8h às 8h30. Até a publicação desta matéria, a assessoria da Via Quatro, concessionária que administra a linha 4, não havia informado o horário correto da interrupção da energia.

O problema apareceu na subestação Milton Fornasaro, segundo a CTEEP, durante atividades de substituição de equipamentos que estavam sendo executadas, com previsão de término às 6h desta sexta-feira, 18, seguindo o planejamento realizado em conjunto com o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Durante o processo de finalização do trabalho, houve o desligamento indevido de parte da subestação pela atuação do sistema de proteção. Segundo a CTEEP, as obras e atividades de manutenção nas instalações são realizadas normalmente durante a noite, quando a demanda de energia elétrica é menor e o processo de normalização ocorre antes das 6 horas da manhã. Segundo a CTEEP, a subestação já está operando normalmente.

Por conta da interrupção na transmissão de energia, trechos dos municípios de Barueri, Cajamar, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Taboão da Serra, na grande São Paulo, e parte dos bairros de Alto de Pinheiros, Anhanguera, Barra Funda, Butantã, Campo Limpo, Consolação, Jaguaré, Jardim Paulista, Lapa, Morumbi, Vila Leopoldina e Vila Sônia, nas zonas UL e oeste da cidade, ficaram sem luz por cerca de 15 minutos, segundo a AES/Eletropaulo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.