Exposição de acervo anunciada em 2007 não tem data

Prefeitura divulgou que Parque Municipal Leopoldina-Orlando Villas-Boas teria museu em homenagem a sertanista Orlando VIllas-Boas; ainda não há previsão de abertura

PUBLICIDADE

Por Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli
Atualização:

No início de 2007, a Prefeitura de São Paulo divulgou que criaria um museu em homenagem ao sertanista Orlando Villas-Boas (1914-2002). O espaço ficaria no parque, então em construção, no lugar da antiga usina de compostagem da Lapa, na zona oeste. O novo parque foi aberto em 2010 pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, com o nome Parque Municipal Leopoldina-Orlando Villas-Boas. O museu, porém, ainda segue sem previsão de abertura.

PUBLICIDADE

1.Qual prédio abrigaria o Museu Orlando Villas-Boas?

A intenção do governo municipal era expor o acervo do sertanista dentro do parque criado no local da antiga usina de compostagem da Avenida Embaixador Macedo Soares, ao lado da Marginal do Tietê. Passados cinco anos, a Prefeitura diz ainda estar em negociação com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), dona do prédio onde ficaria o museu, para viabilizar o projeto.

2. O que seria exposto ao público?

Roupas, fotos, manuscritos originais de seus 14 livros e uma infinidade de pertences que remetem aos 24 anos que o sertanista passou com o irmão Cláudio no meio da Floresta Amazônica serão doados pela família à Prefeitura assim que o museu for aberto. Noel e Orlando, filhos do sertanista, voltaram a manifestar, no dia 28, em evento no Parque Leopoldina-Orlando Villas-Boas, a intenção de doar o acervo para a criação de um museu no local. O comitê gestor do parque também apoia o projeto.

3. Qual a importância histórica do sertanista paulista?

Em quase três décadas, entre 1940 e 1970, Villas-Boas ajudou a abrir mais de 40 cidades, 19 campos de pouso e conseguiu que o governo federal criasse em Mato Grosso, em 1961, o Parque Nacional do Xingu. Ele passou a vida toda defendendo o direito de os indígenas ficarem nas terras nas quais estavam suas aldeias. Parte dessa história pode ser vista no filme Xingu, dirigido por Cao Hamburger, em cartaz.

Publicidade

4. Por que o parque da Lapa foi escolhido para a homenagem?

Dois anos antes de morrer, em 2000, Villas-Boas foi um dos principais defensores do fechamento da usina de compostagem da Lapa. Na época, ele já defendia que fosse construído um parque no local.

5. O que diz a Sabesp?

A empresa informou que "o processo de desapropriação da área está em andamento" e que "a Prefeitura de São Paulo, por meio da sua Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, tem a posse legal do imóvel".

A QUEM RECLAMAR

Prefeitura de São Paulo

http://sac.prefeitura.sp.gov.br

Publicidade

Ouvidoria Geral do Município

(11) 0800-175717

(11) 3334-7132

Ministério Público

(11) 3119-9000

ouvidoria@mp.sp.gov.br

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.