PUBLICIDADE

Expansão faz paulistano trocar ônibus por metrô

Trechos de corredores perto de linhas ampliadas do metrô têm queda no número de usuários em comparação com 2010

Por Caio do Valle
Atualização:

A ampliação no horário de funcionamento da Linha 4-Amarela e do trecho final da Linha 2-Verde (Estações Tamanduateí e Vila Prudente) está tirando passageiros de corredores de ônibus.Dados da São Paulo Transporte (SPTrans) indicam que o Corredor Campo Limpo/Rebouças/Centro, por exemplo, registrou, em agosto, queda de 25 mil usuários por dia útil em relação ao mesmo mês de 2010 - caiu de 400 mil para 375 mil passageiros.A Prefeitura atribui a queda ao fato de a Linha 4-Amarela - paralela ao corredor - ter passado a fechar mais tarde, absorvendo, assim, parte da demanda do fim da tarde. Situação parecida ocorreu no Expresso Tiradentes, ex-Fura Fila. O serviço foi usado por 5 mil pessoas a menos na média de junho, ante igual período de 2010. A redução se explica pela extensão da Linha 2-Verde à Vila Prudente.Segundo especialistas, a tendência é de que essa migração aumente a partir de segunda, quando o trecho entre as Estações Butantã e Paulista da Linha 4 passará a horário integral. Além disso, o ramal será ampliado ao centro."Com o tempo, as pessoas passarão a usar os ônibus para os trajetos curtos e o metrô para os mais longos", diz Rogério Belda, diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos. Peter Alouche, consultor em tecnologia de transportes, diz que as pessoas sempre buscam o sistema mais rápido e de melhor qualidade. "Em São Paulo, esse sistema é o metrô, sem dúvida."Os números mostram que, no caso do Corredor da Avenida Rebouças, optar pela Linha 4 do Metrô é mais eficaz. Na última sexta, às 18h45, os ônibus se deslocavam a apenas 12 km/h no sentido bairro. "Já levei quase uma hora do Shopping Eldorado à Avenida Paulista", diz a universitária Carla Gonçalves de Paula, 22 anos, que trocou o ônibus pelo metrô. A tarifa metroviária (R$ 2,90) é menor que a do ônibus (R$ 3).MigraçãoWASHINGTON VALEANALISTA DE SISTEMAS"Além da rapidez (da Linha 4), o passageiro não tem de pagar a diferença da integração com o ônibus para usar a Linha 2 (do Metrô)"

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.