29 de janeiro de 2011 | 00h00
Quinze anos é muito pouco pra moda de um país, mas a evolução do mercado é visível de ponta a ponta. Avançamos muito, embora haja muito a avançar. Quando começou como Morumbi Fashion, em julho de 1996, eram 31 participantes. Havia um desejo de chegar a 60 marcas no line-up. Hoje temos 32 nesta edição outono-inverno 2011. Isso é muito ou pouco? Na verdade, se qualidade é o que importa, melhor pensar nesses termos e não em quantidade. O fato é que esta é uma temporada mais enxuta de desfiles e mais inflada de celebridades, especialmente graças ao casal Ashton Kutcher e Demi Moore que estarão amanhã por aqui.
Ao longo desses 15 anos muitas marcas pararam no meio do caminho e muitas entraram. As que ficaram tiveram que amadurecer e enfrentar crises econômicas internas e globais. O evento capitalizou bem sua imagem e criou um branding forte em torno de si. Atraiu patrocinadores e um público enorme, digno de grandes feiras.
E o que significa crescer nos próximos 15 anos? Ter mais patrocinadores, mais público? Neste quesito parece que chegamos ao limite. Em compensação temos muito a crescer em termos de moda em si. Temos que crescer na passarela, lembrando sempre que é ali que nosso foco deve estar. A moda é guerreira e o Brasil tem tudo pra evoluir mais. Vamos cuidar com carinho do nosso patrimônio! Parabéns às marcas e estilistas que tornaram possível um evento como a SPFW!
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