
14 de dezembro de 2010 | 00h00
Se teme enfrentar o caos aéreo, avalie se vale a pena manter o roteiro inicialmente previsto ou trocar o meio de transporte. Procure colher o máximo de informações sobre o local para o qual viajará. Como o fim de ano e janeiro costumam ser períodos de chuva intensa, avalie se a região que pretende visitar é sujeita a risco de enchente ou desabamento. Ouça a opinião de quem já foi ao local que pretende visitar e procure na internet sites especializados para saber quais são os melhores lugares para conhecer. Faça ainda uma pesquisa de preço para adaptar o roteiro ao seu orçamento.
2.Que cuidados tomar ao contratar um roteiro?
Contrate uma empresa idônea (www.cadastur.turismo.gob.br) e não aceite contratos com regras abusivas que permitam mudanças de itens do pacote. Observe todas as informações sobre o serviço, tais como multas em caso de desistência e as formas de pagamento. Guarde os comprovantes de pagamento e panfletos sobre o pacote.
3.E se eu tiver problemas?
Se houver divergências entre os serviços contratados e os de fato prestados, entre em contato com a empresa fornecedora do serviço (agência de turismo, hotel, empresa aérea, etc.) para tentar uma solução amigável. Se a empresa se recusar, reúna todas as provas que puder e entre com uma ação no Juizado Especial Cível.
Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.