Tasso Marcelo/AE
Tasso Marcelo/AE

Eterna rainha, Luma vira enredo e desfila amanhã pela Estácio

Inspirada em texto de João Bosco, a escola tenta voltar à elite carioca; musa virá em carro com mestres de bateria

HELOISA ARUTH STURM / RIO, O Estado de S.Paulo

17 de fevereiro de 2012 | 03h02

A mais carismática rainha de bateria que a Marquês de Sapucaí já conheceu será a principal homenageada da Estácio de Sá, no desfile de amanhã, pelo Grupo de Acesso do Rio. Há mais de 20 anos reinando na passarela do samba, Luma de Oliveira desfilará pela primeira vez na tradicional escola de samba carioca.

O enredo, Luma de Oliveira: Coração de um país em festa!, é inspirado no texto I Give Love, do compositor João Bosco. Foi escrito para Luma em 1987, ano em que ela fez sua estreia como rainha de bateria, desfilando pela Caprichosos de Pilares. "Para fugir do lugar comum de fazer algo biográfico, nossa ideia é mostrar que todos os carnavais do Brasil virão ao Rio para homenagear Luma, a rainha das rainhas", disse o diretor de carnaval da Estácio, Valtinho Honorato.

"Ela está supercontente e agradecida em ser lembrada no meio do samba, já que ainda é muito nova para receber uma homenagem como essa", disse o irmão da ex-modelo, Mem de Oliveira. A fantasia para o desfile, do estilista Saulo Henriques, é mantida em segredo. "Deixei ela bem à vontade para decidir a roupa que gostaria de usar", disse o carnavalesco Marcus Ferreira.

Com a bateria. A musa do carnaval carioca desfilará no último carro da escola, trazida pelo Leão, símbolo da agremiação, e será acompanhada por uma bateria coreografada, composta por 30 pessoas. No carro também estarão os quatro mestres de bateria que estiveram ao lado de Luma durante o seu reinado: Mestre Paulinho, da Caprichosos, Mestre Dacopê, da Tradição, Mestre Ciça, da Viradouro, e Mestre Nilo Sérgio, da Portela.

Mais conteúdo sobre:
carnaval 2012

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.