Entenda o diálogo dos pilotos do Airbus da TAM

CPI divulga diálogo entre pilotos e torre de comando minutos antes do avião cair em Congonhas

01 de agosto de 2007 | 18h36

O estadao.com.br entrevistou dois especialistas em segurança na aviação, na tentativa de compreender o diálogo nos momentos que antecederam a tragédia com o Airbus A320 da TAM. O piloto Carlos Camacho, diretor de Segurança do Sindicato Nacional dos Aeroviários, e Luiz Bohrer, brigadeiro da reserva especialista em segurança de vôo,  ajudaram a analisar a transcrição das últimos conversas entre os dois comandantes da aeronave, que explodiu contra um prédio da TAM Express e deixou 199 pessoas mortas.   Veja também:   Caixa-preta aponta que piloto não conseguiu desacelerar Airbus   CPI quer inquérito sobre vazamento de dados da caixa-preta  Quem são as vítimas do vôo 3054  Cronologia da crise aérea  Vídeos do acidente  Tudo sobre o acidente do vôo 3054     Os diálogos entre os pilotos do Airbus revelam o desespero dos momentos que antecederam o maior acidente da história da aviação brasileira. Os deputados da CPI do Apagão Aéreo divulgaram nesta quarta-feira, 1º, as conversas, que mostram que os comandantes sabiam que a aeronave operava apenas com um reverso e que os pilotos não conseguiram desacelerar o avião no momento do pouso.   O gravador pegou os últimos 30 minutos, na parte da aproximação final do vôo. Começou-se a degravação dos últimos 12 minutos antes da colisão, quando foi feito o primeiro contato com a torre de vôo. Os diálogos mostram os pilotos verificando a velocidade do avião. Às 18h43, o comandante do Airbus avisa que o avião opera apenas com um reverso. "Lembre-se, nós só temos um reverso", alerta ao co-piloto, que responde, "sim, nós só temos o esquerdo". Os minutos finais da gravação mostram que o piloto tentou desacelerar a aeronave. "Desacelera, desacelera". Entre parênteses estão as observações feitas por Camacho.   Veja abaixo a transcrição com explicação   18h18m24 - Piloto fala com os passageiros pelo sistema de som   18h20m25 - Microfone da cabine grava o pedido de abertura da porta da cabine   18h20m28 - Piloto: Tudo certo? (Comissário diz que está tudo certo na cabine e pergunta onde o avião está pousando).   18h20m33 - Piloto: Eu acabei de informar   18h20m34 - Comissário de vôo: Eu não ouvi, desculpa, ela falando   18h20m37 - Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas   18h20m34 - Comissário: É Congonhas? Legal, então. Ela deve ter ouvido. Obrigado.   18h43m04 - Piloto: Lembre-se, nós só temos um reverso.   18h43m06 - Co-piloto: Sim... só o esquerdo.   18h43m27 - Piloto: Piloto automático um mais dois   18h43m29 - Piloto: Flaps um (é a indicação do primeiro comando de redução da velocidade do avião. A checagem dos níveis dos flaps é procedimento normal durante o pouso)   18h43m30 - Co-piloto: Velocidade checada   18h43m36 - Piloto: Clear status (é quando as pendências do avião foram checadas, por exemplo, a constatação de que o reverso estava pinado)   18h43m41 - Co-piloto: clear status (confirmação de que as pendências foram checadas)   18h43m43 - Co-piloto: clear   18h43m48 - Co-piloto: Vamos interceptar o localizador, TAM 3054 (é quando o co-piloto anuncia que está interceptando o eixo para se alinhar em relação à pista)   18h43m52 - Transmissão do controle de aproximação de Congonhas: TAM 3054, reduza a velocidade para aproximação. E chame a torre na freqüência 127.15. Boa tarde   18h44m00 - Co-piloto: 12715, câmbio   18h44m01 - Piloto: Boa tarde   18h44m06 - Piloto: Flaps 2 (é a indicação do segundo comando de redução da velocidade do avião)   18h44m08 - Co-piloto: Velocidade checada   18h44m20 - Co-piloto: Flaps no 2 (aeronave começa a reduzir mais sua velocidade, se preparando para o pouso)   18h44m22 - Co-piloto: Torre de São Paulo, este é o TAM 3054   18h44m26 -Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento está norte, a 6 nós. Vou reportar quando estiver livre   18h44m33 - Co-piloto: Boa noite, reduzindo para a menor possível   18h44m36 - Piloto: Trem de pouso baixado   18h44m37 - Co-Piloto: Trem de pouso baixado   18h44m53 - Piloto: Flaps 3 (aeronave reduz mais sua velocidade, se preparando para o pouso)   18h44m55 - Co-piloto: Velocidade checada   18h44m57 - Co-piloto: Flaps 3   18h45m03 - Piloto: Flaps total (aeronave reduz ao menor nível sua velocidade, para efetuar o pouso)   18h45m05 - Co-piloto: Velocidade checada, flaps total (velocidade padrão para pouso)   18h45m10 - Piloto: Espere check-list final   18h45m12 -Co-piloto: Esperando   18h45m12 - Piloto: Rampa de aproximação. Altitude de aproximação perdida ajustada (durante a aproximação da pista, o piloto deixa ajustada a altitude prevista para uma arremetida, caso seja necessário)   18h45m21 - Co-piloto: Seis mil pés (altitude do avião, equivalente a 181 metros)   18h45m44 - som do pára-brisa funcionando   18h46m03 - Piloto: Check-list final   18h46m04 - Co-piloto: Check-list final, passando Diadema   18h46m10 - Co-piloto: Tripulação, preparar para pouso   18h46m14 - Co-piloto: Tripulação   18h46m15 - Piloto: Avisada   18h46m16 - Co-piloto: Auto thrust (a potência da aeronave está sendo controlada automaticamente)   18h46m17 - Piloto: Velocidade   18h46m21 - Piloto: Pousando sem azul (com trem de pouso travado e checado)   18h46m22 - Piloto: Checar o status da memória   18h46m23 - Piloto: Pousando, sem azul   18h46m24 - Co-piloto: Pousando, sem azul   18h46m26 - Piloto: Ok.?   18h46m26 - Co-piloto: Ok... O que?   18h46m28 - Co-piloto: Ok   18h46m30 - Co-piloto: Check-list final completado   18h46m33 - Piloto: Pista à vista, pousando   18h46m41 - Piloto: Pergunte sobre a condição da chuva, a condição da pista e se a pista está escorregadia   18h46m57 - Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Pode confirmar condições?   18h47m01 - Torre: Está molhada e está escorregadia. Vou liberar 35 esquerda, 3057   18h47m06 - Co-piloto: Já no final   18h47m04 - Torre: A aeronave está começando a decolagem   18h47m10 - Piloto: Molhada e escorregadia   18h47m22 - Co-piloto: A aeronave está começando a decolar   18h47m34 - Torre: TAM 3054, 35 esquerda, livre para pouso. A pista está molhada e está escorregadia e o vento está a 8 nós   18h47m40 - Co-piloto: Vento a 8 nós   18h47m42 - Piloto: Checado   18h47m43 - Torre: 3054?   18h47m45 - Co-piloto: 3054, câmbio   18h47m49 - Piloto: A pista está livre?   18h47m50 - Co-piloto: Livre para pouso   18h47m52 - Piloto: Pouso verde, vôo manual (momento em que o piloto desacoplou o piloto automático e assumiu o controle do pouso)   18h47m53 - Som do piloto automático sendo desconectado   18h47m54 - Co-piloto: Checado   18h47m54 - Piloto: Inibir o som para mim, por favor.   18h47m55 - Som de três cliques indicando reversão para o modo de aproximação de vôo manual   18h47m56 - Co-piloto: O que?   18h47m58 - aviso eletrônico que mostra que o avião está a 300 pés em relação à pista   18h47m59 - Piloto: iniba a rampa de aproximação do ILS (é um sistema de aproximação por instrumentos, que dá uma orientação precisa ao avião que esteja pousando em determinada pista)   18h48m03 - Co-piloto: OK   18h48m03 - Co-piloto: inibida   18h48m05 - Co-piloto: Middle (é o último ponto do marcador eletrônico que confirma a aproximação da pista, dentro do procedimento de ILS)   18h48m11 - FWC - aviso eletrônico que mostra que o avião está a 200 pés em relação à pista (altímetro). Co-piloto diz que está a 1 Dot (significa que ele  está se alinhando para o pouso)   18h48m21 - Piloto: OK   148h48m21 - Altímetro: 20 pés   18h48m23 - Retardar, retardar, retardar (é o alerta dado pelo software do Airbus para que o piloto tire o manete da posição de aceleração [climb] e coloque em ponto-morto [iddle]. É o aviso eletrônico do avião, que pede ao piloto para tirar a manete da posição de aceleração)   18h48m24 -  Som do manete sendo movimentado 18h48m24 - Aumento do barulho da turbina 18h48m25 - Alerta da cabine: Retardar   18h48m26 -Som similar ao toque da aeronave na pista   18h48m26 - Co-piloto: reverso nº 1 apenas (problema no reverso da turbina levou TAM a inutilizar temporariamente o reverso da turbina número 2)  18h48m29 -Co-piloto: Spoilers nada (pode significar tanto que o freio aerodinâmico que fica acima das asas não funcionou, simplesmente que não abriu por algum problema mecânico ou que a abertura do equipamento não foi suficiente para ajudar na frenagem. Com base no manual de treinamento do A320, spoilers não são acionados quando os dois reversos não são selecionados) 18h48m30 - Piloto: Aaiii   18h48m33 - Piloto: Olha isso (pilotos ouvidos pelo Estado dizem que comandante pode estar olhando equipamento na cabine que mostra que os motores estão ganhando potência, ao invés de desacelerar)   18h48m34 - Co-piloto: Desacelera, desacelera (de acordo com os registros da caixa-preta, a aeronave aterrissou em velocidade padrão – entre 220 e 240 km/h – e foi desacelerando até sair da pista. Segundo pilotos, em uma aterrissagem normal, um Airbus A320 com o spoiler armado e o procedimento de frenagem normal, a velocidade seria reduzida para algo em torno de 60km/h até o final do segundo terço da pista)   18h48m35 - Piloto: Não consigo, não consigo   Logo depois, a situação fica ainda mais dramática na cabine do avião. Ouve-se os pilotos gritarem "Vira, vira, vira, vira". Pilotos consultados pelo estadao.com.br afirmam que neste momento, os pilotos teriam tentado um cavalo de pau para evitar que o avião saisse da pista para fora do aeroporto". Há também explicações de que com a assimetria entre uma turbina que empurrava o avião para a frente e a outra para trás pôs o Airbus na grama e foi tentada uma manobra para voltar ao asfalto. Em seguida, ouve-se um som de batida e a torre lamenta o acidente. As gravações da caixa-preta de voz do Airbus da TAM também registram gritos e estrondos do momento da batida do avião com o prédio da TAM Express, na Avenida Washington Luis.

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