Entenda as medidas da Prefeitura de SP contra os motociclistas

SP proíbe moto na via expressa das marginais e teste faixa exclusiva na Avenida 23 de Maio

16 de janeiro de 2008 | 09h52

A partir do dia 11, motociclistas estarão proibidos de circular pelas vias expressas das Marginais. A restrição, em caráter experimental, foi anunciada na terça-feira, 15, pela Prefeitura, como parte de um pacote de medidas de segurança que inclui o teste, por cinco dias, de uma faixa exclusiva para motos na Avenida 23 de Maio.   Você é contra ou a favor da medida?   Críticos da restrição nas Marginais disseram que ela só transfere o problema dos acidentes de lugar; outros acreditam que ela é importante para reduzir a média de 1,2 morte por dia entre motociclistas na capital. Entenda como será a restrição:   Marginal do Tietê - a partir de fevereiro, os motociclistas serão proibidos de circular na pista expressa. O tráfego é liberado na normal   Marginal do Pinheiros - no sentido Castelo Branco, tráfego proibido na expressa. No sentido Interlagos, as motos só podem andar onde não há pista local   Avenida 23 de Maio - a faixa da esquerda, nos dois sentidos, será exclusiva para motos entre os Viadutos Tutóia e Pedroso, entre os dias 21 e 25, das 10 às 16h - horário em que há mais motoqueiros nas ruas por causa do funcionamento de empresas e bancos   Motoqueiros na mira da Prefeitura   OUTUBRO DE 2005 - Prefeitura sanciona o "decreto do motofrete", que só virou lei no ano passado. O texto exige que os motoboys se cadastrem no município, usem coletes, botas e capacetes e equipem as motos com baú, mata cachorro e antena de proteção contra linhas com cerol. Até agosto de 2007, 3,4 mil motoqueiros estavam regularizados   JULHO DE 2006 - Prefeitura cria a Faixa Cidadã, uma pista preferencial, de 6,6 km, para motos nas Avenida Eusébio Matoso e Rebouças e na Rua da Consolação. Não são aplicadas multas   SETEMBRO DE 2006 - A primeira faixa de trânsito exclusiva para motociclistas começa a funcionar nas Avenidas Sumaré e Paulo VI. Os carros que invadirem a pista, de 3 km, são punidos com multa. Motos podem transitar por todas as faixas   NOVEMBRO DE 2006 - A CET cria o "Selo Trânsito Seguro", concedido a empresas e profissionais de motofrete que cumprem as exigências. Nesta segunda-feira, foi lançada uma nova versão.   JANEIRO de 2007 - Começam a vigorar novas regras para o uso de capacetes. Os equipamentos devem ter o selo de certificação expedido pelo Inmetro e faixas refletivas nas laterais e na traseira. A norma vale para todos os motoqueiros

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