
01 de março de 2012 | 03h05
A ideia é rastrear bagagens em tempo real, atualizando o passageiro por SMS - desde que ele se cadastre para receber as informações no check-in.
O serviço vai se chamar Altéa Baggage Tracking e será gratuito. A disponibilidade dependerá do aeroporto e da empresa aérea, que se responsabiliza por eventuais extravios.
Segundo a Sita, 29 milhões de passageiros em 2010 tiveram malas atrasadas ou extraviadas, 4% mais que no ano anterior.
O Aeroporto do Galeão também quer lançar neste ano "cronômetro" para monitorar o tempo que a bagagem demora a ser devolvida. "A ideia é colocar em uma tela número do voo, hora de chegada e tempo que a bagagem demora desde o pouso", explica o superintendente do Galeão, Emmanoeth Vieira de Sá. Hoje a demora na restituição de bagagem é uma das grandes reclamações. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já ensaiou até estipular meta para devolução - 12 minutos em voo doméstico e 18 em internacional. Mas o presidente da agência, Marcelo Pacheco dos Guaranys, diz que os números ainda são "estudo". Para acelerar a devolução, a Infraero pressiona empresas a pôr mais gente na operação de carrinhos e retirada de malas. / N.C.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.