Em três dias de lei antifumo, 50 locais são multados em SP

Capital paulista teve o maior número de autuações; quase 4 mil estabelecimentos foram inspecionados

10 de agosto de 2009 | 15h14

O balanço do primeiro fim de semana com a vigência da Lei Antifumo aponta que 50 estabelecimentos foram autuados pelos agentes da Vigilância Sanitária e do Procon em nove cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 3.864 locais foram fiscalizados entre a madrugada de sexta-feira, 7, e domingo, 9. Devido à concentração quantidade de bares e casas noturnas, a capital paulista teve o maior número de multas: dos 1.558 locais vistoriados, 13 foram multados.

 

Veja também:

especialSaiba tudo sobre a lei e teste sua dependência

especialCigarro: indique onde pode e onde não pode

 

Com a nova lei, desde sexta ficou proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo em São Paulo. Com isso, ficam proibidos, inclusive os fumódromos ou áreas reservadas dentro de comércios. Agora só é permitido fumar ao ar livre ou locais onde o hábito faça parte do contexto, como tabacarias e cultos religiosos em que o cigarro seja necessário. Em teatros, desde que fumar faça parte da cena, é permitido fumar.

 

As cidades que tiveram estabelecimentos multados foram: São Paulo (13), Presidente Prudente (12), Sorocaba (8), Itapeva (6), Ribeirão Preto (4), Piracicaba (3), Mogi das Cruzes (2), Campinas (1) e Barretos (1). De acordo com a secretaria, as blitze vão continuar acontecendo todos dos dias, em qualquer horário, e alerta: locais já visitados pelos agentes "caça fumaça" poderão ser alvo de novas inspeções, inclusive no mesmo dia.

 

A diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Cristina Megid, que participou de algumas inspeções, disse que as pessoas estão conscientes e são poucas as que desrespeitam a lei. A secretaria afirma que, por isso, o número de autuações foi baixo. Através do número 0800 771 3541 ou do site da Lei Antifumo podem ser feitas denúncias e encontradas outras informações sobre o assunto.

 

Atualizado às 15h44 para acréscimo de informações. 

Tudo o que sabemos sobre:
lei antifumocigarroSão Paulo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.