JF DIORIO /ESTADÃO
JF DIORIO /ESTADÃO

Em ano de crise, São Paulo reinventa decoração de Natal

Prefeitura abriu chamamento para que patrocinadores ajudem a adornar os principais pontos da cidade, mas, até agora, só um respondeu e a tradicional árvore do Ibirapuera foi garantida

Paula Felix, O Estado de S. Paulo

10 Dezembro 2016 | 18h30

Criatividade foi a palavra de ordem para manter a decoração de Natal e eventos natalinos neste ano sem sofrer com o impacto da crise econômica. Há 15 anos utilizando materiais reciclados para a montagem de sua fachada e do presépio, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, região central, resolveu cortar gastos.

“Está bem mais simples do que no ano passado, porque a gente economizou. Ficou 50% mais barato e, pela primeira vez, vamos reutilizar as figuras do presépio do ano anterior, mas renovamos as roupas”, diz Vilma Peramezza, síndica do Conjunto Nacional e presidente da Associação Paulista Viva.

Foram feitas arandelas com CDs e outros materiais reciclados. A iniciativa inspirou o Colégio São Luís, que, em parceria com o condomínio, decorou a escola e a Paróquia São Luís Gonzaga com as peças e ainda apresentou a importância da sustentabilidade para os alunos. “Em vez de gastar com uma decoração contratada, trabalhamos a consciência ambiental”, afirma o padre Geraldo Lacerdine, diretor de Humanística do Colégio São Luís. 

Cerca de 2 mil pessoas, entre alunos e funcionários da escola, ajudaram na montagem. “Eu enfeitei alguns copos e aprendi mais sobre reciclagem”, conta a estudante Maria Luisa Morello, de 9 anos.

O Natal Iluminado, iniciativa da Associação Comercial de São Paulo, também será reduzido e vai se concentrar apenas na Avenida Paulista em 2016. “Nós tivemos muitas incertezas e as atividades só vão começar no dia 17. Para caber no prazo curto, fizemos um blackout nos vitrais da paróquia para atrair pessoas também durante o dia”, diz Gui Afif, diretor-geral do evento. 

Prefeitura reduz enfeites nas ruas

Ano após ano, a decoração de rua de São Paulo foi perdendo o brilho. Neste ano, a Prefeitura abriu chamamento para que patrocinadores ajudem a adornar os principais pontos da cidade, mas, até agora, só um respondeu e a tradicional árvore de Natal do Ibirapuera foi garantida.

O enfeite do parque é novamente patrocinado pela Coca-Cola. “A empresa ainda faz a Caravana de Natal (carretas iluminadas). A árvore tem o mesmo tamanho do ano passado e foi inaugurada no dia 26. Não houve nenhum outro êxito no chamamento até o momento”, informou, em nota, a SPTuris.

No ano passado, outras atrações começaram a ser lançadas logo no início de dezembro, como a iluminação na Vila Madalena e no Parque Trianon.

Os ônibus iluminados com LED, sucesso por onde passam, estão garantidos. Segundo a SPTrans, 33 veículos vão circular por todas as regiões da cidade até o fim do mês. No dia 23 será possível fazer um passeio gratuito nos veículos, saindo da Praça Charles Miller, no Pacaembu, às 19 horas. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.