Elton John fica na zona dos sucessos

Em apresentação no Rio, britânico cantou 26 músicas; só uma delas de um dos discos novos

Julio Maria / Enviado Especial, O Estado de S.Paulo

20 Fevereiro 2014 | 02h01

Seguindo os passos de Paul McCartney, Elton John resolveu explorar o Brasil aos poucos. Quase dois anos depois de se apresentar em São Paulo, com a turnê Rocket Man, o pianista inglês voltou ao País para mais quatro apresentações. A expedição começou ontem pelo Rio, no HSBC Arena, com a turnê chamada Follow the Yellow Brick Road. Às 22h16, quando quase todos os 10 mil lugares da casa estavam tomados, os primeiros acordes de Funeral for a Friend (Love Lies Bleeding) já anunciavam que seria uma noite de emoções nostálgicas, com 26 canções.

O show muda muito pouco em relação ao que se viu em turnês anteriores, como The Red Piano e Rocket Man. Elton John não coloca muitas músicas de discos novos no repertório, perdendo a chance de surpreender aqueles que acompanham sua produção mais recente e de se reinventar.

Do elogiado álbum The Diving Board, de 2013, por exemplo, o músico só apresentou Home Again.

Sobra assim espaço para canções mais vitoriosas do inglês, como Bennie and The Jets, Candle in The Wind, Philadelphia Freedom, Don't Let the Sun Go Down on Me e Skyline Pigeon. Sem esquecer de Sad Songs e The Bitch is Back.

A entrada vigorosa com o tema instrumental de Funeral for a Friend funciona como uma introdução de uma espécie de tratamento de choque do que Elton John provoca na sua plateia logo no início.

Da primeira à nona música, o público seguidamente se levanta para aplaudir uma a uma das canções.

Interação. Generoso com seus fãs, que compareceram sobretudo em família à casa de shows na zona oeste do Rio, o britânico interage com o público a cada intervalo. Faz caras e bocas, brinca e entrega sucessos tocados impecavelmente.

Amparado pela mesma banda que o acompanha há mais de 15 anos, com o baterista Nigel Olsson, que está ao seu lado desde 1973, e é praticamente um segundo pop star no palco, Elton poderia fazer outros dois shows inteiros sem repetir nenhum sucesso. Tamanho é o repertório do artista.

As músicas previstas para encerrar a noite quente de ontem eram Your Song e Crocodile Rock.

Minutos antes do show, os telões da casa informavam que o espetáculo The Million Dollar Piano, gravado em Las Vegas, seria exibido nos cinemas no dia de hoje em São Paulo, Rio, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte, Goiânia, Porto Alegre e Recife.

A turnê Follow the Yellow Brick Road terá outros destinos pelo País. Depois do Rio, Elton passará ainda por Goiânia, no Estádio Serra Dourada, amanhã, por Salvador, no sábado, e por Fortaleza, no dia 26 de fevereiro. Desta vez, São Paulo ficou de fora.

Mais conteúdo sobre:
Elton John

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.