05 de novembro de 2018 | 19h20
SÃO PAULO - A Eletropaulo, empresa concessionária do serviço de energia em São Paulo, informou na tarde desta segunda-feira, 5, que 98% das ocorrências de falta de luz foram resolvidas. Após o temporal que atingiu a capital e cidades da região metropolitana no sábado, 3, multiplicaram-se reclamações sobre a interrupção no serviço, cuja causa, segundo a empresa, foi a ventania, que atingiu até 75 km/h, o que levou a centenas de quedas de árvores.
Em nota, a Eletropaulo informou que nesta segunda 1,2 mil funcionários continuam atuando em "ocorrências pontuais". "A zona sul é a região que ainda concentra o maior número de ocorrências", disse a empresa sem especificar bairros ou a quantidade exata de chamados. O Corpo de Bombeiros recebeu 494 chamados de queda de árvores no fim de semana em São Paulo e Grande São Paulo.
Com a retomada da energia, moradores da cidade reclamaram sobre o prejuízo causado a aparelhos eletroeletrônicos e perda de comida sem refrigeração. Sobre o assunto, a empresa disse que "todo cliente que identificar danos em aparelhos elétricos causados por ocorrências na rede da concessionária pode entrar com pedido de indenização (PID)". O serviço, segundo explicou, está disponível na Agência Virtual, onde há um passo a passo para a petição. O PID também pode ser solicitado pelo telefone comercial (0800 72 72 120) ou em qualquer loja de atendimento.
A Eletropaulo lembrou que o prazo para acionar esse pedido é de 90 dias, a partir da data da ocorrência. "O equipamento também não pode ser consertado antes do registro do pedido e das orientações que serão passadas pela empresa. Todos os procedimentos para pagamento de indenização são regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)."
A alguns clientes, a Eletropaulo chegou a informar que o restabelecimento da energia só ocorreria em cinco dias. Diante de reclamações, a empresa atribuiu o prazo a "uma falha no sistema de envio de SMS da concessionária". Ao longo do domingo, 4, clientes tiveram de se adaptar diante dos diferentes prazos dados.
A falta de luz pode ser informada à Eletropaulo pelo telefone 0800 7272 196 ou por SMS, enviando uma mensagem para 7373 com a palavra LUZ e seu número de instalação, que consta na fatura. Para religação de energia elétrica com urgência, envie um torpedo para o mesmo número com a palavra RELIGA, seguida do seu número da instalação. O aplicativo também oferece atendimento.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.