
11 de novembro de 2009 | 07h18
O abastecimento de energia elétrica na cidade de São Paulo já funciona normalmente, conforme a AES Eletropaulo. A assessoria de imprensa da empresa não soube informar o horário em que o fornecimento foi totalmente restabelecido, mas afirmou que pouco antes das 3 horas desta quarta-feira, 11, 60% da energia já havia sido religada. O religamento foi feito aos poucos, à medida que a AES Eletropaulo recebia a carga.
Veja também:
Tempestade pode ter causado falha
'Problema ocorreu na transmissão. Todas as usinas estão normais'
'Hipótese de vendaval é plausível'
Rede CBS diz que hackers causaram apagão de 2007
Noite de caos com assaltos e acidentes
Telefones da polícia ficam congestionados
Na Paulista, planos de passar a noite na rua
Medo de escalada da violência faz Rio colocar polícia em prontidão
Paraguai: 30 minutos às escuras
'Eles criticaram FHC, mas não resolveram', diz líder do PSDB
No litoral e no interior de SP, momentos de apreensão
Na noite da terça-feira, 10, por volta das 22h12, uma queda na linha que transmite energia da usina hidrelétrica de Itaipu para as regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste do País, provocou um apagão em 12 Estados, no Distrito Federal e no Paraguai.
O apagão atingiu quase a totalidade do Estado do Rio, São Paulo, Minas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, e parte do Paraguai. Os outros Estados afetados foram Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso, Pernambuco, Acre e Rondônia. Eles teriam sido afetados por uma espécie de "efeito cascata", com o desligamento das transmissões pelo sistema de proteção de rede do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
"Houve desligamento completo de Itaipu", afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Os últimos apagões no País ocorreram em 2005 e 2007, atingindo o Espírito Santo e o Rio.
Encontrou algum erro? Entre em contato