Dupla fez o 1º shopping do Brasil em SP

O primeiro shopping center do Brasil foi pensado e desenhado por dois arquitetos de peso: Gian Carlo Gasperini e Roberto Aflalo. Donos do escritório Aflalo e Gasperini, que já projetou mais de 1,2 mil prédios em São Paulo, eles foram os responsáveis pelo Shopping Iguatemi, na zona sul de São Paulo.

O Estado de S.Paulo

10 Março 2013 | 02h01

O escritório, no qual atualmente trabalham mais de 50 arquitetos, nasceu em 1962, quando os dois se juntaram para participar de um concurso organizado pela União Internacional de Arquitetos (UIA). Aflalo se formou pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e o italiano Gasperini havia acabado de chegar do Rio, cidade pela qual se apaixonou e que o fez se mudar para o Brasil para terminar os estudos de Arquitetura.

Inaugurado em 1966, o Shopping Iguatemi levou 16 meses para ser construído. No processo, a rua que deu nome ao centro comercial foi encurtada e aquele trecho se tornou a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Mais de 2,6 mil operários trabalharam 24 horas por dia para que o centro de compras, que desde o início já era marcado pelo luxo, ficasse pronto dentro do prazo.

A festa de inauguração foi um evento que teve enorme destaque na época. Ninguém menos que Chico Buarque, Nara Leão, Eliana, Booker Pittman e Chico Anísio fizeram shows. Segundo o centro comercial, mais de 5 mil pessoas compareceram ao evento. / JULIANA DEODORO

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.