Dos drinques às camisetas, o uísque volta à moda

Bebida volta ao cardápio e começam a surgir cursos de degustação

Valéria França, O Estado de S.Paulo

09 de junho de 2012 | 03h02

O tradicional uísque está na moda. O estilista Alexandre Herchcovitch lançou a coleção Whiskyls, de camisetas baseadas no consumo da bebida. Nos bares, um drink da década de 1960 - o whisky sour - voltou ao cardápio. E agora surgem cursos específicos de degustação. A sommelier Alexandra Corvo, de 36 anos, do Ciclo das Vinhas, explica o motivo dessa retomada.

As pessoas redescobriram o uísque?

O uísque é uma bebida complexa, difícil de entender. Mas hoje as pessoas estão mais preparadas, mais educadas gastronomicamente. Elas já passaram pelo vinho, pelas diferentes cervejas e agora há uma nova geração de consumidores que está mergulhando nos sabores desse destilado.

Quer dizer que há um público novo bebendo uísque?

Sim, até a Lady Gaga já apareceu bebendo uísque. Esta não é mais uma bebida de tiozinho. Meus alunos têm até 35 anos. São pessoas que estão no Facebook.

Foi por isso que sua escola de vinhos abriu um curso específico de uísque?

Surgiram vários clientes perguntando e querendo saber mais sobre a bebida. E, como tenho pesquisa no assunto, resolvi montar aulas.

E o que você ensina?

A aula tem apenas duas horas, mas dá uma ideia de como é grande a variedade do mercado. Começamos com uma degustação às cegas, para o aluno descobrir os aromas. Há rótulos que são defumados, frutados e florais. Os que são chamados de marítimos, por exemplo, têm perfume amadeirado.

ONDE: CICLO DAS VINHAS: TEL.: 3284-3626, AULAS NOS DIAS 14 E 21 DE JUNHO E 2 DE AGOST); PREÇO: R$ 150; BOTEGA BOTTAGALLO: RUA JESUÍNO ARRUDA, 520, ITAIM-BIBI, TEL.: (11) 3078-2858; PREÇO: R$ 23

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