Destino de cada doação recebida pela Defesa Civil Municipal é mistério

Há um ano, o prefeito Gilberto Kassab (PSD) prometeu criar um site para mostrar para onde vão as doações recebidas pela Defesa Civil Municipal, para dar mais transparência ao destino de 90 toneladas de produtos recebidos por mês. Até agora, a Prefeitura publicou apenas balanços de doações de 2011.

Diego Zanchetta e Rodrigo Burgarelli, O Estado de S.Paulo

24 Julho 2012 | 03h01

1. Por que Kassab prometeu criar um sistema de controle para as doações?

Na época do anúncio, o Ministério Público Estadual investigava denúncia de que a Defesa Civil Municipal estaria liberando donativos apenas para entidades ligadas a vereadores paulistanos.

2. Qual o critério da Prefeitura para fazer as distribuições?

A Prefeitura exige CNPJ e cadastro municipal como entidade idônea. Muitas vezes, porém, os mantimentos acabam acumulados no galpão da Defesa Civil. No ano passado, por exemplo, 210 das 300 toneladas arrecadadas para desabrigados em Teresópolis, no Rio, ficaram em um galpão após as prefeituras atingidas pelas chuvas terem dito que não havia mais necessidade de mantimentos. Esses itens que estavam sendo repassados a entidades comandadas por vereadores, segundo o Ministério Público.

3. Houve alguma entidade beneficiada?

A denúncia era de que o coronel Jair Pacca de Lima, da Defesa Civil, havia encaminhado 250 kg de roupas para uma ONG ligada ao vereador Ushitaro Kamia (PSD).

4. O que afirmava o vereador?

O vereador negou as denúncias. Em sua defesa, Kamia afirmou que não indica nenhum funcionário da ONG e não sabia por que uma secretária da entidade beneficente pedia título de eleitor e RG antes de liberar as doações.

5. O que aconteceu depois disso?

A Prefeitura passou a publicar na internet o balanço das doações (http://migre.me/a0ZZ5), mas não é possível ver para onde foi cada doação individualmente, conforme havia sido prometido na época. Além disso, o balanço mostra apenas doações de 16 dias de 2012.

A QUEM RECLAMAR

- Prefeitura de São Paulo

- Ministério Público

Sugestões para a coluna?

MANDE DICAS E COMENTÁRIOS PARA: DIEGO.ZANCHETTA@GRUPOESTADO.COM.BR OU RODRIGO.BURGARELLI@GRUPOESTADO.COM.BR.

Mais conteúdo sobre:
SP na Gaveta

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.