30 de outubro de 2010 | 00h00
MARILIZE LOPES GONÇALVES / PRAIA GRANDE
O INSS não respondeu.
A leitora relata: A situação do posto continua inalterada. Quanto ao fato de o INSS não responder, só tenho a dizer: quem cala consente.
LEITE ESPECIAL
Fórmula diferente?
O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que o Estado, pelo SUS, deve fornecer substituto do leite a crianças com necessidades nutricionais especiais, mediante uma série de laudos e documentos que comprovem essa condição. Um dos leites mais requisitados é o Neocate, indicado para crianças com alergias severas, cuja lata custa cerca de R$ 500 (uma criança abaixo de 6 meses consome em média 12 latas por mês). O programa funcionava bem até que o governo substituiu o Neocate por outro leite, alegando que a formulação dos dois é igual. Porém, a composição desses leites é comprovadamente diferente. A falta de Neocate ocasionou a internação de diversas crianças e há mães em desespero, principalmente aquelas que não podem arcar com a compra de latas até a eventual regularização. Há algumas ações em andamento, mas o Neocate ainda não está sendo fornecido.
VANESSA WEITMAN / SÃO PAULO
A Secretaria Estadual da Saúde não respondeu.
A leitora informa: O problema não foi solucionado. Eles dizem que os dois leites têm a mesma fórmula. Mas isso não é verdade, pois alguns bebês estão tendo reações alérgicas ao usar esse outro produto.
PRIVILÉGIO NA GOL
Lugar reservado
Trabalho em Brasília venho para São Paulo nos últimos voos de sexta-feira à noite e retorno na segunda-feira pela manhã. Em 8/10 meu voo 1213 da GOL estava atrasado. Conversei com as funcionárias e soube que o voo anterior ao meu, 1211, também estava atrasado e tinha ainda dois lugares vagos. Pedi para ir nesse voo e a atendente anotou meu nome e de outros interessados. Outro passageiro e eu embarcamos. Dentro do avião, quando estava procurando o meu lugar, fui informado de que teria de sair, pois tinham de acomodar um parente do dono da companhia. Fiquei indignado e reclamei na área de embarque. Os atendentes disseram que não podiam fazer nada e que, apesar de também acharem a situação absurda, tinham de cumprir ordens. Sou cliente GOL e Smiles. Viajo muito, mas só vou voltar a utilizar a companhia quando não houver opção.
RICARDO CAMIZ DE FONSECA / SÃO PAULO
A GOL não respondeu.
Esclarecimento: Em relação à carta da leitora sra. Ângela Calderani, publicada no dia 28/10, em que ela reclama do cancelamento de sua linha de telefone pela Telefônica, sem sua autorização, e depois da cobrança pela reinstalação da linha, ao contrário do que foi publicado, de que a empresa não respondeu, a Telefônica enviou resposta no dia 22/10. Segundo a empresa: "A sra. Ângela optou por continuar com a linha, que está funcionando normalmente. A empresa, que entrou em contato com a cliente para prestar os esclarecimentos necessários, lamenta e pede desculpas pelos transtornos causados. Para outros esclarecimentos, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento, ligando 10315 (ligação gratuita). Este serviço funciona 24 horas, durante os 7 dias da semana."
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