Tribuna do Povo/Divulgação
Tribuna do Povo/Divulgação

Deslizamento de morro bloqueia estrada e isola costa sul de Ilhabela

Aos menos duas casas foram interditadas por segurança; deslizamento arrastou árvores e postes de energia

José Maria Tomazela  , O Estado de S.Paulo

18 de maio de 2019 | 15h19

O deslizamento de toda a encosta de um morro, neste sábado, 18, bloqueou completamente a rodovia Perimetral Sul (SP-131), e isolou a costa sul de Ilhabela, no litoral norte do Estado de São Paulo. Uma casa construída no morro desabou, mas o imóvel já estava interditado pela Defesa Civil e não havia ninguém nele. O deslizamento arrastou árvores e postes de energia elétrica. A concessionária desligou a energia em parte da região do Piúva, onde houve o acidente, para que as equipes iniciassem a remoção da barreira.

A prefeitura acionou a Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto Geológico para avaliar a estabilidade do local. Ao menos duas casas foram interditadas por segurança - uma delas havia desabado parcialmente nesta sexta-feira. Na área isolada, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi aberta e está de prontidão para atender os moradores, impossibilitados de se locomover para outras unidades do município. A Estrada de Castelhanos, importante ligação interna da ilha, está interditada desde sexta, devido à queda de barreiras e árvores.

As chuvas torrenciais que atingem o litoral norte já deixaram mais de 100 pessoas desalojadas na região. Conforme a Defesa Civil, 21 pessoas estão desabrigadas em Ilhabela. Em Caraguatatuba, o transbordamento de córregos desalojou outras 26. Também há desabrigados em São Sebastião, onde 22 pessoas estão em abrigos. Em Ubatuba, 54 pessoas estão fora de suas casas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.