Delícias geladas em 30 minutos

Rápidas e práticas, as máquinas caseiras fazem sorvete e sorbet, mas para especialista o ponto do frozen ainda é um desafio

VALÉRIA FRANÇA, O Estado de S.Paulo

18 de fevereiro de 2012 | 03h02

Dá para fazer sorvete, sorbet e até mousse em casa sem ter muito trabalho. Existem hoje no mercado máquinas de uso doméstico especializadas no preparo de delícias geladas. DeLonghi, Cuisinart e KitchenAid são as marcas mais comuns. Os preços dos modelos variam de R$ 338 a R$ 1.690.

A facilidade atrai até peritos no assunto. A chef Ina de Abreu, de 63 anos, comprou um modelo doméstico mais simples da Cuisinart para sua casa. Em seu restaurante, o Mestiço, no bairro de Cerqueira César, região central de São Paulo, ela usa uma máquina profissional da Taylor para sorvetes e o tradicional frozen iogurte que tem no cardápio. Antes do Mestiço, Ina foi responsável pela Rede América, cadeia famosa pela variedade de frozens, durante uma década.

"Testei a máquina caseira da Cuisinart e deu certo. Fiz sorvete e depois sorbet ", diz Ina. "Gosto muito do sorbet, porque é uma sobremesa sem gordura. É ideal para preparar a sobremesa de um jantar." A máquina, segundo ela, não é boa para frozen. "Até agora só as máquinas profissionais preparam o frozen no verdadeiro ponto. A caseira deixa muito aerado."

As diferenças. Todas as marcas têm aparelhos fáceis de usar. A linha Disney da DeLonghi tem o design mais arrojado de todos. O aparelho é vermelho e tem os pés brancos, que lembram os do Mickey. Faz 1,5 litro de sorvete italiano, que é mais cremoso se comparado com o produto típico nacional.

Já a americana Cuisinart seguiu o padrão clássico dos eletrodomésticos e apostou no modelo branco e clean com duas vasilhas com isolamento térmico - permite fazer dois sabores - e capacidade de meio litro cada. O manual vem com várias receitas geladas, até de iogurte.

O modelo mais avançado é o da KitchenAid. Trata-se da batedeira com design retrô Stand Mixer, que tem várias funções. Faz ainda massa de pão e macarrão. E vem com seis acessórios - um deles é uma sorveteira.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.