
13 de dezembro de 2010 | 00h00
Leia, escreva e retorne o livro
Em uma era em que "colaborativo" virou moda - principalmente em se tratando de internet -, a poeta paulistana Ana Rüsche teve uma ideia inusitada: lançou um livro de poemas, Nós Que Adoramos Um Documentário, que não termina com a leitura. "Aqui, há um convite expresso: caso queira escrever uma outra autobiografia nestas folhas, eu ficaria muito feliz em recebê-la", diz o texto de apresentação da obra.
Até a semana passada, Ana já havia recebido de volta 18 livros, com anotações dos leitores. Em troca, todos recebem um exemplar novinho.
"Como é bom que um livro não seja escrito apenas por você", comenta ela. "É interessante que vários exemplares retornam com colagens, pinturas, desenhos, amassados, enfim, se tornam exemplares únicos."
A poeta ainda não decidiu o que fará com todo o material que vem recebendo. "Antes, havia pensado em realizar uma exposição. Agora, a partir da experiência vivida, estou em dúvida", admite. "Trouxeram-me experiências profundas, então preciso refletir um pouco. Até o Natal decido. A ideia é preparar, para cada um dos leitores, um presente de ano-novo." Nem todos, entretanto, topam a interação. "Duas amigas não quiseram entregar o anotado, não - ficou para elas mesmo", diz.
INTERROGAÇÕES
Qual o maior parque de SP?
O Parque Estadual da Cantareira, ao lado do Horto Florestal, na zona norte. São 79 milhões de m² - caberiam ali 50 Ibirapueras. O parque abriga em suas matas espécies animais como a jaguatirica, o macuco, o gato-do-mato, o bugio, o gavião-pomba e o bacurau-tesoura-gigante. Sua flora tem imbuia, canela-preta e canela-sassafrás, entre outras.
E o maior clube?
Com 36 mil sócios - o equivalente à população da cidade de Aparecida -, o Esporte Clube Pinheiros ocupa 170 mil m² no Jardim Europa. Ali há 24 quadras de tênis, oito quadras poliesportivas, seis piscinas, sete ginásios e três campos de futebol.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.